Udesc promove oficina de danças da renascença nesta semana

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta semana, de 1º a 4 de outubro, uma oficina de Danças da Renascença, com o músico Mário Orlando Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

download

A oficina faz parte do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Didática e é coordenado pela professora Valeria Bittar do Departamento de Música da Udesc.

Entre os dias 1º e 3 de outubro a oficina será realizada no hall do bloco amarelo da Udesc Ceart, em Florianópolis, das 17h às 20h. Já no sábado, 4, o encontro ocorre das 10h30 às 13h30, em local a ser definido, e contará com uma apresentação de encerramento das 19h às 20h, também em local a definir.

A participação é gratuita, aberta à comunidade, e as inscrições serão realizadas na hora dos encontros. Para a participação no curso não é necessário ser estudante de dança, como também não há exigência quanto a conhecimentos aprofundados em música. No final da oficina serão emitidos certificados com a carga horária cursada por cada participante.

A oficina contará com o repertório musical de “Danças do Renascimento Europeu” e terá como essência diferentes composições distribuídas entre instrumentos da mesma família, como a família das “flautas doce”, ou a das violas de gamba. Os gêneros trabalhados nas aulas serão em grande parte: Pavana, Galhada, Sarabanda, Bransle e Bassa Dance, de autores como Pierre Attaignant, Thoinot Arbeau, Tielman, entre outros. As músicas das danças trabalhadas na oficina contarão com participação do Núcleo de Flautas Doce e conjuntos de flautas do curso de graduação de Licenciatura em Música, ambos da Udesc.

Sobre o ministrante

O professor Mário Orlando Guimarães iniciou-se na música aos nove anos de idade, quando integrou o coral infantil do Centro Educacional de Niterói. Estudou flauta doce e viajou para os Estados Unidos para estudar viola de gamba e danças da renascença, aperfeiçoando-se mais tarde no Conservatório Superior de Música de Lyon, na França.

Obteve o título de mestre em Belas Artes (Música medieval e renascentista) pelo Sarah Lawrence College e viajou por todo o Brasil e exterior com seus trabalhos. Atualmente Mário integra os grupos Quadro Cervantes, Duo de Violas, Quadro Antiquo e o Conjunto de Música Antiga da UFF, participando também como professor em diferentes festivais de música antiga pelo país.

 Fonte: Ceart/Udesc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.