Programação final do II Encontro Memória e Direitos Humanos

    A segunda edição do Encontro Memória e Direitos Humanos, promovida pelo Instituto Memória e Direitos Humanos UFSC/UDESC, tem como tema geral “Direitos humanos e democracia em Santa Catarina: lutas e protagonistas”. No Brasil, o processo de transição da ditadura à democracia é recente. Iniciado em 1979 com a Lei de Anistia, teve passos importantes com a campanha das Diretas Já em 1983, a eleição do governo civil de 1985, a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, a oficialização da Comissão de Familiares e Mortos de Desaparecidos Políticos em 1995, a criação da Comissão da Anistia em 2001 e o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade em 2011. Santa Catarina assistiu à criação, em 1998, de uma Comissão Especial para exame de processos de anistiados, desaparecidos e presos poli?ticos catarinenses e constituiu uma Comissão Estadual da Verdade em 2013, com importante participação do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça. A UFSC teve sua Comissão interna Memória e Verdade entre 2014 e 2018. Após essas iniciativas, os desafios para a superação do autoritarismo político e para a construção da democracia persistem. As violações de direitos humanos tem relação direta com a fragilidade das instituições democráticas.

    Esse Encontro busca debater as lutas em prol da democracia e dos direitos humanos em nosso estado. A programação foi pensada de modo a mesclar reflexões e avaliações de atores universitários, escolares, sociais, jurídicos e das artes sobre o estado das políticas públicas em direitos humanos em Santa Catarina e no Brasil. Compreendemos que a consideração das vivências das populações negras e indígenas, migrantes e refugiadas, mulheres, crianças, adolescentes e população LGBTQIAP+, pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos vulneráveis, são essenciais na construção de um estado que respeite a diversidade, promova as culturas que o habitam e proteja plena e verdadeiramente os direitos humanos. Estimulamos o diálogo entre entidades acadêmicas, sociais e governamentais como forma de construir políticas públicas e organizar a memória sobre o passado e o presente político catarinense, que é parte da consolidação da democracia em toda a América Latina.

    Programação final do II Encontro Memória e Direitos Humanos, que acontecerá presencialmente dias 7 e 8 dezembro 2022 no Centro de Cultura e Eventos do campus da UFSC em Florianópolis.

    Organizado na semana internacional dos direitos humanos, o evento contará com apresentação de trabalhos, debates e conferências sobre a situação dos direitos humanos em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina. A programação está disponível no site https://imdh.ufsc.br/ii-encontro-memoria-e-direitos-humanos/ e também em anexo.

    Mais informações pelo email [email protected].br e nas redes sociais @imdh.ufsc

    O evento é presencial, aberto e gratuito. Não há taxa de inscrição. Basta chegar no local para participar. Quem desejar certificado de 20h, deve participar de no mínimo 75% das atividades e se inscrever em https://doity.com.br/encontro-imdh

    YouTube: https://bit.ly/YouTubeIMDH

    Redes sociais:

    https:/facebook.com/imdhufsc/

    https://www.instagram.com/imdh.ufsc/

    https://twitter.com/ImdhUfsc

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.