No dia 4 de maio de 2021 a Polícia Militar entrou na ocupação Frei Damião da Grande Florianópolis e sem justificativa agrediu moradores. Renato estava voltando do hospital por conta de dores na coluna quando soube que durante a abordagem policial haviam baleado o seu irmão. Ao chegar na ocupação, Renato foi assassinado pela PM.
Segundo Paula, esposa do Renato, mesmo com o seu marido algemado no chão, a polícia seguiu agredindo. A mãe do Renato entre outras pessoas tentaram intervir na situação e a polícia respondeu com Spray de pimenta. Agora, Paula está sozinha com duas crianças e sua única renda é a coleta de recicláveis.
Segundo William, militante do movimento de moradia, a violência policial tem crescido nos últimos anos e em especial com o Governo Bolsonaro. Em Florianópolis, em outubro de 2021 foram assassinados 3 jovens na Costeira. Durante o ano de 2021 crianças foram baleadas em Chico Mendes e contabilizam dezenas de assassinados no Morro do Mocotó. “Morrem cerca de 70 mil pessoas por ano em decorrer da guerra às drogas que, no fundo, é a guerra contra a população pobre”, diz William.
Assista: