O espetáculo Papelê – uma aventura de papel, da Téspis Cia de Teatro, será transmitido para o público nos próximos domingos, dias 18 e 25 de julho, às 16horas. O projeto é resultado de meses de trabalho, que iniciaram antes mesmo da pandemia do coronavírus chegar ao Brasil. Agora, o espetáculo que é um grande jogo que tem como matéria-prima o ‘papel’, sendo ele no sentido concreto ou figurado, chega aos lares através de transmissão virtual e gratuita, pelo YouTube da Téspis Cia de Teatro (www.youtube.com/tespisciadeteatro).
Criado especialmente, para crianças a partir de 3 anos, o espetáculo Papelê já foi selecionado em importantes festivais como o Festival FUNARTE de Teatro Virtual 2020 e o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – ano III. Para a realização do espetáculo, desde o início do ano passado, os integrantes do projeto buscaram ter contato com várias e diferentes linguagens do teatro de animação para criar a montagem. Estas linguagens foram desde as mais tradicionais, como a manipulação direta, máscaras e teatro de objetos, até a interação com projeções pré-gravadas e também em captação em tempo real.
O elenco de Pepelê – uma aventura de Papel é formado por Denise da Luz, Matheus Groszewica e Sabrina Francez, sendo que o processo de construção do espetáculo, também contou com outros profissionais: LeonamNagel, criador das animações em vídeo; HedraRockenbach, compositora da trilha sonora original e Max Reinert, diretor e organizador da dramaturgia, criada em processo colaborativo com os demais participantes.
Devido à pandemia, durante alguns meses, os integrantes do espetáculo tiveram que trabalhar individualmente em suas casas, buscando informações teóricas sobre as técnicas e descobrindo possibilidades de confecção de bonecos simples com elementos do cotidiano de cada um. Este processo está registrado no Diário de Criação, disponível no site da Téspis Cia de Teatro (www.tespis.com.br), e rendeu duas cenas curtas que participaram de distintos eventos durante o ano de 2020.
“A pandemia nos forçou a repensar completamente nossos sistemas de produção e encontro. Nos obrigou, inclusive a repensar o que é o teatro e qual a sua função em relação com a sociedade. Aproveitamos o momento para desenvolver nossos trabalhos em outras mídias e aguardamos ansiosamente o momento de podermos dividir os palcos com o público. Enquanto isso, tentamos oferecer experiências agradáveis para o público que permanece em segurança em suas casas” – completa o diretor Max Reinert.
Essas duas novas transmissões são uma contrapartida ao projeto produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí / Prefeitura de Itajaíe renúncia fiscal da UNIMED Litoral. Conta com apoio da Procave Empreendimentos e Itajaí Criativa – residência artística.
Sinopse do espetáculo:
PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura!
Classificação indicativa: LIVRE – Indicado para crianças acima de 03 anos.
Ficha Técnica:
Dramaturgia de Max Reinert a partir de processo colaborativo
Direção e iluminação: Max Reinert
Atuações: Denise da Luz, Matheus Groszewica e Sabrina Francez
Figurinos: Denise da Luz
Costuras: Lélia Machado de Melo e Maria Antunes
Ambientação sonora: HedraRockenback
Vídeos: LeonamNagel
Cenários: Max Reinert e Denise da Luz
Cenotecnia: Jociel Escolástico Cunha eFerForgé
Criação e confecção dos bonecos de mesa e objetos de cena: LeonamNagel, Matheus Groszewica, Max Reinert e Sabrina Francez
Criação das máscaras/figuras: Denise da Luz, Matheus Groszewica e Max Reinert
Confecção do livro PopUp: Sabrina Francez
Confecção da máscara da Úrsula Malvadinha: Cidval Batista
Operação de vídeo: LeonamNagel
Operação de luz: Felipe Laurêncio
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Captação de imagens: LeonamNagel
Edição: LeonamNagele Max Reinert
Tratamento de som: HedraRockenbach
Fotografia: Max Reinert
Tradutora de libras: Camila Francisco
Gravado no Teatro Municipal de Itajaí
Produção: Téspis Cia de Teatro
—
Camila Gonçalves
Jornalista | Produtora Cultural
https://prosacultural.wordpress.com/
@aprosacultural | 47 9 9654-9105
Leia mais: