Piada pronta: Trump é indicado ao prêmio Nobel da Paz por deputado racista

Deputado norueguês Tybring-Gjedde é um conhecido racista e admirador de Donald Trump; ação é pura propaganda política para ajudar campanha de Trump

Foto oficial da Casa Branca por Shealah Craighead

Por Esmael Morais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, anunciou nesta quarta-feira (9), o site do canal de notícias norte-americano Fox News. De acordo com a reportagem, a indicação de Trump foi feita pelo parlamentar norueguês Christian Tybring-Gjedde, que também atua como presidente da delegação norueguesa na Assembleia Parlamentar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em entrevista a Fox News, o norueguês destacou o papel do presidente norte-americano para consolidação do acordo entre Emirados Árabes Unidos e Israel. “Por seu mérito, acho que ele fez mais tentando criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prêmio da Paz”, disse Tybring-Gjedde.

Ainda de acordo com a rede estadunidense, a carta de indicação enviada pelo parlamentar ao comitê do Nobel aponta o acordo Israel-Emirados Árabes como um possível “momento de virada” nas relações do Oriente Médio, criando as condições para a cooperação e prosperidade na região. O acordo fomentado pelo presidente norte-americano é bastante precário e foi contestado por diversos países árabes.

As justificativas apresentadas pelo deputado norueguês ao comitê dirigente do Prêmio Nobel são pura propaganda política para ajudar a campanha de reeleição de Donald Trump.

O parlamentar norueguês Tybring-Gjedde é ferozmente contra a imigração e uma vez comparou o hijab a roupas usadas pelos nazistas e pela Ku Klux Klan. O deputado é um admirador do presidente norte-americano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.