Nesta sexta-feira (21),a partir das 18 horas, será realizado o lançamento da obra. O evento, virtual, poderá ser acompanhado aqui.
Participam da transmissão lustres lutadores contra a ditadura e pela conquista da democracia em nosso país, como Tarso Genro, ex-ministro da Justiça; Carlos Augusto Marighella, filho do guerrilheiro da ALN; Beatriz Cannabrava, educadora feminista e anistiada política; Adriano Diogo, que teve importante atuação na luta contra os anos de chumbo, entre outras personalidades.
Resistência e Anistia
A obra relata o que foi o processo de Justiça de Transição, a luta do povo contra o regime militar, o movimento por eleições diretas e pela anistia a todos os presos e perseguidos políticos. A partir da Lei de Anistia, tem início outro capítulo dessa luta que persiste ainda hoje, a de fazer com que se cumpram as Leis.
Paulo Cannabrava Filho, autor da obra, é um jornalista desde sempre comprometido com as causas da profissão e militante político. Participou e conheceu por dentro as perseguições desencadeadas contra todos aqueles que, como ele, escolheram o legítimo direito de resistência à ditadura civil-militar.
Além de seu conhecimento e experiência, Cannabrava realizou diversas pesquisas exaustivas para dar vida ao livro Resistência e Anistia, que foi editado pela Alameda Casa Editorial, de São Paulo (SP), e traz uma vasta documentação para compreender as lutas de resistência e da construção das políticas de Memória, Verdade e Justiça.
“O livro é muito oportuno, pois coloca as coisas no seu devido lugar. Mostra quem é bandido e quem é mocinho de verdade nessa história”, explica o autor.
“Tudo isso conforma uma história que, aos poucos, está sendo borrada exatamente por militares que querem um retrocesso, não aos idos de 1964, mas da idade média. Querem apagar da história toda essa luta e colocar como heróis os torturadores e bandidos aqueles que lutaram a favor da democracia.”
O exemplar conta com depoimentos de: Antonio Jorge de Oliveira, Eduardo Reina, Idibal Pivetta, João Batista de Paula, Maria Auxiliadora (Dodora) Arantes, Paulo Cannabrava Filho, Regina Maria D’Aquino Fonseca Gadelha, Rita Sipahi e Victor Mendonça Neiva.
O livro pode ser adquirido em http://www.alamedaeditorial.
RESISTÊNCIA E ANISTIA — A HISTÓRIA CONTADA POR SEUS PROTAGONISTAS (2020)
Autor: Paulo Cannabrava Filho
Editora: Alameda Casa Editorial
Número de páginas: 488
Já está disponível o livro Resistência e Anistia, que resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva, de 1964 a 1985, contada pelo ponto de vista de seus protagonistas, que lutaram a favor da democracia brasileira.
MAIS INFORMAÇÕES
Mariane Barbosa: [email protected] / +55 11 99845-4640