Por Sergio Homrich.
Celebramos nesta semana – 12 de maio – o Dia do Enfermeiro e a Enfermeira e no dia 20 de maio homenageamos os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Rendemos as nossas mais sinceras congratulações a esses verdadeiros heróis diante da crise sanitária vivida no país e no mundo. A importância da profissão é tamanha nessa pandemia do novo coronavírus que o ano de 2020 está sendo dedicado internacionalmente à Enfermagem. O Sinsep se solidariza aos profissionais da Saúde e cobra das prefeituras da região mais rigor em sua proteção. Estamos profundamente preocupados com o aparecimento de casos de Covid-19 entre servidores da área da Saúde que estão na linha de frente do atendimento e garantem a defesa da vida à população.
São pessoas que arriscam as suas vidas para defender as nossas. Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais estão em perigo iminente de contágio. O mínimo a se exigir em um momento dramático como este são condições e seguranças adequadas no trabalho, sendo necessários novos protocolos de atendimento que protejam os profissionais do serviço público na área da Saúde. O Sinsep também apela à comunidade em geral para que não se exponha.
Mais do que nunca, fica a constatação de que apenas o uso de máscaras não resolve a ameaça de contaminação dessa doença ameaçadora e invisível e sobre a qual pouco sabemos até o momento. O isolamento é a única maneira eficaz de proteção social, ou seja, a preservação de cada um reflete-se na saúde de todas e todos. Infelizmente, ainda nos parece que a economia e o mercado estão acima da vida, já que a cada dia são liberadas mais atividades para funcionamento, atingindo de maneira determinante a saúde dos profissionais da Enfermagem que, além dos riscos envolvidos no trabalho diário, enfrentam a jornada extenuante e a baixa remuneração.
Jaraguá do Sul
O município havia confirmado, logo nos primeiros levantamentos, o caso de uma servidora que atua como auxiliar de enfermagem em Unidade Básica de Saúde e contraiu Covid-19 juntamente com o seu marido. Ambos estão recuperados e em casa. No entanto, a situação agravou-se nesta semana, provocando o fechamento da Unidade Básica de Saúde no bairro São Luiz, onde três profissionais foram diagnosticados com Covid-19. Outros quatro casos suspeitos aguardam confirmação dos exames.
A todas as trabalhadoras e trabalhadores da Rede Pública de Saúde de Jaraguá do Sul e Região que estão no fronte ao enfrentamento desta pandemia o nosso reconhecimento e luta! Seguiremos na busca de segurança no trabalho, valorização e investimentos nos serviços públicos. Nossa gratidão e respeito!
Sinsep – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região