Os sete compositores selecionados farão a estreia de suas composições em concerto no TAC
O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger divulgou no último mês o resultado do seu I Concurso de Composições para músicos de todo o país. A Comissão Avaliadora do festival selecionou sete obras de compositores amadores e profissionais. As obras irão compor o repertório do concerto de abertura do festival, no dia 29 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis.
Ao todo, foram inscritas 89 obras de compositores de 13 estados do Brasil: AM, BA, CE, GO, MG, MS, PA, PB, PR, RJ, RS, SC, SP. Destas, 68 composições foram habilitadas para avaliação. Os compositores poderiam escolher entre duas categorias: composições para solistas ou duos e grupos de câmara com 3 a 10 intérpretes. Todas as obras deveriam ser escritas para: piano, violino, viola, violoncelo e/ou contrabaixo.
O compositor catarinense que deu nome ao evento, Edino Krieger, defende que a seleção é uma ferramenta para dar visibilidade a novos talentos. “Estou certo de que o Festival de Música Contemporânea Brasileira de Santa Catarina acolherá a produção musical recente de todas as tendências, numa mostragem representativa da pluralidade cultural brasileira”.
Os selecionados
Marcilio Onofre (Pernambuco)
Gabriel Mesquita (Rio de Janeiro)
Tales Botechia (São Paulo)
Martin Herraiz (São Paulo)
Gabriel Xavier (São Paulo)
Eduardo Frigatti (Paraná)
Thiago Diniz (Minas Gerais)
Normas de avaliação
Formado pelos músicos Dr. Acácio Piedade, Dr. Alberto Heller, Dr. Guilherme Bertissolo, Dra. Lourdes Saraiva, Dr. Luigi Irlandini, Dr. Ronaldo Miranda, a Comissão Avaliadora pontuou os projetos habilitados com notas de 0 a 10. Foram selecionadas as obras com maiores médias. Toda a avaliação foi feita de maneira anônima, utilizando apenas pseudônimos.
O Concurso
Com o intuito de incentivar a produção musical e fomentar a economia criativa da região, os organizadores do Festival idealizaram a seletiva juntamente com as propostas de valor do compositor homenageado, Edino Krieger. De acordo com a diretora artística, Thais Nicolau, essa atividade busca dar oportunidade a novos nomes da música contemporânea nacional, reforçando o princípio de democratização cultural e valorizando aspectos da cultura local.
Aproximadamente duas mil pessoas serão beneficiadas diretamente pela programação gratuita e aberta à comunidade. Além disso, os vídeos captados durante os concertos serão catalogados e disponibilizados gratuitamente, servindo como acervo e documentação da cultura contemporânea imaterial e potencializando, assim, o alcance de público do projeto como um todo.
+ Festival MCB Edino Krieger promove mostra musical em hospital público
PROGRAMAÇÃO
Abertura
Bate-papo com Edino Krieger
26 de setembro
Instituto Aldo Krieger
Brusque
20h00
Mostra musical – Contrapartida social
28 de setembro
Estudo e debate – Mesas redondas
28 de setembro
13h00 – 17h00
Auditório do departamento de música – Udesc
Concerto Ernst Mahle
Teatro Álvaro de Carvalho
28 de setembro
20h00
Concerto Concurso de composições
29 de setembro
Teatro Álvaro de Carvalho
20h00
Concerto Edino Krieger
30 de Setembro
Camerata Florianópolis
Teatro Ademir Rosa – CIC
21h00
* Os ingressos estão sendo distribuídos de forma gratuita nas bilheterias dos teatros
Serviço:
Festival MCB Edino Krieger
Data: de 26 a 30 de setembro de 2017
Mais informações: [email protected]
https://www.facebook.com/MCBedinokrieger/
Patrocínio: Santa Fé Chevrolet e Uniasselvi Florianópolis
Coordenação Geral: Grupo Sintonize
Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina