18º Acampamento Terra Livre em Brasília multiplica esperanças

Charrua Apolidoro e Sonia Guajajara. Foto: Ana Mendes/Apib

Redação

O JTT – Manhã com Dignidade recebeu nessa quinta-feira Cleber Buzatto do Conselho Indigenista Missionário – CIMI Sul para conversar sobre o 18ª Acampamento Terra Livre (ATL) que está acontecendo desde o dia 4 de abril em Brasília com a presença de indígenas de todas as regiões do país.

Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, o evento reune mais de 6 mil indígenas, com representação de mais de 200 povos. É umas das maiores mobilizações indígenas da história do país em Brasília. Ocorre no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos originários, como o Projeto de Lei 191/2020, que abre as terras indígenas para a mineração.

Ao longo desses dez dias, denunciaram os ataques por parte do governo Bolsonaro, que vem acontecendo desde o começo do seu mandato, contra a vida e os territórios indígenas. Ocupam Brasília e mostram o papel político dos indígenas na transformação dessa realidade. Uma luta pela vida presente e futura dos povos indígenas e da sociedade como um todo. 

Com marchas, tradições, cantos, palavras de ordem e muita luta trouxeram esperança em tempos tão difíceis.

Assista a entrevista completa abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.