V Congresso Nacional de Parto Humanizado e II Congresso Nacional de Fotografia e Vídeo de Parto

Foto: Divulgação.

Quando: 27/junho/2018, 08h00min – 18h00min

Local: Auditório do Bloco A da UFFS – Campus Chapecó

Público: Enfermeiros, enfermeiros obstetras, obstetrizes e demais profissionais da área da saúde envolvidos com as políticas públicas relativas à humanização da gestação, parto e puerpério, além de profissionais de outras áreas que tenham interesse pelo movimento do parto humanizado.

Objetivo: Descentralizar as ações e vivenciar “in loco” a realidade do nosso Estado no que diz respeito à humanização do parto e do nascimento, além de trazer à luz as práticas positivas e seus entraves para a efetivação de uma política e intervenção mais humanizada nas gestações, partos e nascimentos.

Realização: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Comissão de Saúde e Escola do Legislativo (deputado Lício Mauro da Silveira)

Programação:8h30 – Credenciamento
9h – Abertura do Evento
9h45 – Conferência: Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: histórias, desafios e perspectivas (professora  Sônia Lansky)
11h – Apresentação Cultural (Adriane Silvia Cela Cavalli – focalizadora de danças circulares)
11h30 – Almoço
13h – Grupo de Discussão: O modelo da atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científicas, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede (Joice Moreira Schmalfuss – enfermeira obstetra e docente da UFFS)
16h15 – Leitura dos encaminhamentos nos grupos (Luciane d’Ávila – enfermeira obstetra)
17h15 – EncerramentoConferencista: professora doutora Sônia Lansky

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1986), mestrado em Saúde Pública pela UFMG (2001) e doutorado em Saúde Pública pela UFMG (2006); pós-doutorado pela ENSP/Fiocruz (2010). Atuou como consultora do Ministério da Saúde (2000 a 2016), foi coordenadora regional da Pesquisa Nascer no Brasil da Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz. É pesquisadora do GPEAS – Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde da FM/UFMG e professora colaboradora da Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. É médica da Prefeitura de Belo Horizonte, onde coordenou o Comitê de Prevenção de Óbitos Materno, Fetal e Infantil e a Comissão Perinatal de 1999 a 2016. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade perinatal, mortalidade infantil, avaliação serviços de saúde e assistência perinatal.

As inscrições podem ser realizadas no dia do evento.

Certificação de 5 horas.

Coordenador do Evento: Joice Moreira Schmalfuss e Luciane d’Ávila

Telefone de Contato: (49) 85055592

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.