Tive bons professores, mas agora, somos estranhos. Por Claudia Weinman.

Foto: Pedro Pinheiro/ 2013, elaboração de matérias com as juventudes da PJMP e PJR e estudantes do curso de Jornalismo.

Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

Tive bons professores na Universidade, bons mesmo. Lembro de ficar fascinada nas aulas sobre comunicação comunitária. Tive professores que são profissionais excelentes. Que mostraram-me, pela primeira vez, o significado do “jornalismo de sangue”.

Tive bons professores e boas professoras, só alguns tenho como referência, aqueles e aquelas que fizeram a opção pelo jornalismo, não esse de sangue, mas que dedicam a sua vida ao jornalismo crítico, para pensar mesmo, para cumprir seu papel social.

Tive bons professores e professoras e alguns estão pertinho de mim ainda e ao mesmo tempo, parecem estar tão longe, bem longe. Ensinaram-me a escrever com a caneta sem tinta de sangue, mas na sua prática, servem ao lucro acima de todos. Disseram que eu precisava andar pelas vielas mas eles não o fazem.

Tive bons professores, alguns, já não tenho mais, nem considero, é como se eu nunca os tivesse visto, conversado e abraçado. Somos estranhos agora e sinto-me feliz por não estar do lado deles. Sua poltrona é de luxo, seus equipamentos de primeira linha, seu ambiente tem ar-condicionado e café de máquina, sua vestimenta é padronizada, suas conquistas são empreendedoras, mas sua vida pertence ao patrão, o dono, o que manda, o que define se pode ou não, o que paga menos mesmo trabalhando mais. Eu poderia dizer que sinto pena mas, não. Sua produção é para agiotagem. A sordidez de sua conduta me faz pensar que a justiça um dia será para o povo, e não haverá espaço para comercializar corpos em suas manchetes.

_

Claudia Weinman é jornalista, vice-presidenta da Cooperativa Comunicacional Sul. Militante do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).

 

 

A opinião do autor/a não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.
#Desacato13Anos #SomandoVozes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.