“Somos todos migrantes”, reforça nova fase de campanha do Ministério da Justiça

Por Rodrigo Borges Delfim. Já parou para pensar na sua origem, de onde vieram seus antepassados? É por esse ponto que o Ministério da Justiça começou nesta última quinta-feira (8/10) a divulgar a nova fase da campanha de conscientização sobre migrações e refúgio, e de combate ao ódio e à xenofobia.

O lançamento oficial foi feito durante o  XI Encontro Nacional das Redes de Proteção – Rede Solidária Para Migrantes e Refugiados, em Brasília.

Enquanto a primeira fase, lançada em agosto, teve como foco o refúgio e a conscientização da sociedade sobre o tema, a etapa atual procura resgatar a identidade brasileira a partir da origem migrante de cada um. O lema é “Brasil: a imigração está no nosso sangue”.

“A primeira fase era de conscientização sobre refúgio, sobre a nossa lei e quem são essas pessoas. A segunda etapa é contra o ódio e para lembrar que somos todos migrantes”, explica Beto Vasconcelos, secretário nacional de Justiça.

A campanha é composta por oito peças que serão divulgadas pouco a pouco na página do Ministério da Justiça no Facebook. Além delas, nos próximos dias estará no ar um hotsite no qual cada um poderá dar sua contribuição, também contando sobre sua origem migrante e de como fazer um avatar especial para a campanha.

“Queremos produzir uma onda que atinja toda a sociedade”, reforça Vasconcelos, que fez um apelo às organizações presentes no encontro para que compartilhem e divulguem a campanha, seja nas redes sociais ou mesmo imprimindo as peças da ação.

Segundo a Secretaria Nacional de Justiça, cerca de 10 milhões de pessoas foram alcançadas na primeira fase da campanha. Os dados qualitativos da etapa anterior ainda serão avaliadas pelo órgão.

Foto: Reprodução/MigraMundo

Fonte: MigraMundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.