Secretaria Estadual de Educação quer responsabilizar professores das salas informatizadas por equipamentos

Como se não bastasse o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação não contratar professores/as das salas informatizadas para o ano letivo de 2017, agora pretende humilhá-los, antes de deixarem definitivamente suas funções, propondo que assinem uma “Declaração de Entrega e Responsabilidade”, conforme circular interna enviada pelas Gerências de Educação aos Diretores/as se comprometendo a deixarem tudo organizado e em funcionamento.

Segundo o documento, o argumento é de que existe uma “mobilização da classe” pelo estado para boicotar os computadores das escolas, fatos não comprovados e que atacam todo um segmento do magistério que sempre teve responsabilidade e comprometimento com a educação, inclusive realizando serviços de consertos nos equipamentos, atribuições as quais nem seriam de seu encargo.

O SINTE ressalta que a reponsabilidade pelo patrimônio é do Estado, através dos Gestores da Escola, e nisso está incluído não apenas computadores, mas entregas de livros didáticos e outros materiais. Cabe às direções relatarem qualquer fato com relação ao funcionamento da escola e seus equipamentos, até porque sabemos bem as condições de sucateamento em grande parte das salas informatizadas das unidades escolares por todo estado. Portanto, o/a trabalhador/a não pode se responsabilizar pelos mesmos.

O SINTE/SC orienta aos/as profissionais que não assinem nenhum documento pois tal postura tem caráter punitivo e de coação aos/as trabalhadores/as, o que vem sendo prática desse Governo.

Entendemos que o fim do contrato de professores para as salas de informática é um retrocesso para a educação em nosso estado, seguindo uma linha de precarização da educação pública que será aprofundada ainda mais com o advento da MP do Novo Ensino Médio, o congelamento dos gastos públicos e reforma da previdência. Não aceitamos a postura do governo de eximir-se da responsabilidade com a educação e seus problemas, repassando aos profissionais da educação a responsabilidade pelas dificuldades que a escola enfrenta, como é o caso da precária situação da maioria das salas de informática.

sed
Documento da SED

 

Graciela Caino Fell

Jornalista

Assessora de Imprensa SINTE/SC

Reg. Profissional: 4455sc

Contato: (48) 91549644 ou 3212-0306

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.