Memórias de uma (outra) guerra será lançado neste sábado em Florianópolis

Redação Desacato.- A escritora e historiadora Marlene de Fáveri foi uma das entrevistadas do JTT de 25 de abril. Rosangela Bion de Assis conversou com ela sobre o lançamento do seu livro Memórias de uma (outra) guerra na Livraria Desterrados (Rua Tiradentes, 204, centro de Florianópolis), no sábado 27 de abril, das 10:00 às 12:00.

Marlene descreveu o contexto da Segunda Guerra Mundial no Brasil, destacando que o presidente Getúlio Vargas era visivelmente simpatizante das ideias nazifascistas, só se inclinando para o lado dos Aliados em 1942. O Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em janeiro de 1942 e declarou guerra à Alemanha em agosto do mesmo ano. Uma campanha de nacionalização resultou na perseguição aos ítalo-germânicos e japoneses, especialmente em São Paulo.

A polícia política fez um uma grande devassa sobre o Partido Nazista e o que ainda havia do Integralista, além de perseguir socialistas e comunistas.

O livro “Memórias de uma (Outra) Guerra” descreve como foi a Segunda Guerra Mundial em Santa Catarina, revelando informações obtidas por Marlene através de cartas, jornais e documentos.

Confira a entrevista completa no link abaixo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.