Retrospectiva Semanal do Portal Desacato, entre 6 e 11 de agosto de 2018

 

A ingenuidade de Luciane Recieri sobreviveu aos 50 anos. Aparece a cada semana renovada, com novos talentos e novas inocências. É na perspectiva do tempo que Luciane amarra sua coluna, vestida de crônicas de Cinemascope (Miriam Santini de Abreu achou um dia que Luciane era novinha, e é, de outro modo sempre é e será).

Com essa singela expressão literária, cheia de doçura, intimidade, rio que se esboça calmo e percorre a vida de uma ótima escritora, como Luciane, fechamos a jornada de hoje.

Obrigado pela companhia! Nos reencontramos amanhã com a “edição dominicana” de Tali Geld Gleiser. Bom descanso e tchau!

Raul Fitipaldi

As Mentiras da Infância

Guigo Ribeiro oferece na sua crônica semanal uma nova versão da Criação. O Humano-Deus se recria na orgia do materialismo, da violência e a alienação.

A Criação do mundo pelas mãos do Humano-Deus

Mayara Bergamo, como jornalista e como cidadã, conclui a sua coluna da sexta-feira, n’A Outra Reflexão, com uma  série inquietante de perguntas. Veja se são as mesmas que você se faria no atual período eleitoral:

E se, em 2019, encontrássemos a plenitude?

A professora, escritora, ex-vereadora e co-fundadora da Casa da Mulher Catarina, Clair Castilhos, e o filósofo e co-fundador do Partido dos Trabalhadores, Eurides Mescolotto foram declarados cidadã e cidadão catarinense, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Rosangela Bion de Assis e Jana Machado, cobriram a solenidade.

Rosangela Bion de Assis não perdeu o hábito que alicerçou na infância: o ajuntamento. Andar em grupo, compartir as coisas, sonhar e construir coletivamente. Até hoje esses alicerces infantis estão incólumes e seguem fortalecendo-se. A criação coletiva, o santo e senha da Rô.

Maçã, livro e sofá

Na quarta-feira, dia 8 de agosto, Julia Saggioratto publicou a primeira chamada do Novo JTT – Jornal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Rosangela Bion de Assis, Claudia Weinman e Mayara Santos, adiantam algumas novidades do segundo ciclo do programa informativo.

A constante tentativa dos vereadores de São Miguel do Oeste de retirar a comunidade indígena dos espaços urbanos já tem uma longa história relatada no Portal Desacato, pela jornalista Claudia Weinman. Foi ameaçada em 2015 e outras vezes insultada em redes sociais por expor este problema. Como voltou à pauta porque novamente querem aprovar esse absurdo, Claudia volta a refletir sobre isso.

Indígenas em São Miguel do Oeste: maioria dos vereadores parados no tempo

Claudia Weinman visitou Descanso para apresentar, ao vivo, o 1º Encontro Municipal de Artesanato, no município do Extremo Oeste. Confira a matéria.

A posição, ou melhor, as posições convenientes do presidente argentino, Maurício Macri, na votação do senado sobre a Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez, que não foi aprovada no senado e voltou a deputados, foram o foco da reflexão semanal da outra aniversariante da semana no Desacato.info, Débora Mabaires.

Mauricio Macri, o pescador

Nas terças-feiras, Julia Saggioratto apresenta um novo episódio da grande reportagem: “Vida Em Resistência”, feita junto às comunidades indígenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O VER é uma produção e realização em parceria da Cooperativa Comunicacional Sul, o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul e o Portal Desacato.

Desvendar as opções concretas dos trabalhadores e trabalhadoras no atual processo eleitoral, com um marco de estado de exceção indubitável, com uma confusão em todo o leque da esquerda brasileira e com uma direita cada vez mais ajoelhada aos interesses forâneos é difícil. Elaine Tavares procura respostas, n’A Outra Reflexão.

O Brasil, as eleições e as opções dos trabalhadores

Agora na quartas-feira, dia 8 de agosto, às 10h, se apresentou um novo episódio de Crimes Neoliberais, produção e realização da Cooperativa Comunicacional Sul, o Portal Desacato e o DIEESE/SC. Apresentação de José Álvaro Cardoso e edição de James Ratieri. Não perca, precisamos entender o que o neoliberalismo faz a todos nós.

Douglas Kovaleski apresentou mais um capítulo arredor da alienação, tema central da sua coluna n’A Outra Reflexão. A teoria que o jovem professor vem desenvolvendo continua atraindo leitoras e leitores.

Como se pode falar em alienação da própria saúde?

A jornalista e documentarista Adriane Canan, prestou solidariedade aos militantes que fazem greve de fome em Brasília exigindo a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e compartilhou com os leitores e leitoras do Portal Desacato este registro Edição de Tali Feld Gleiser..

Você sabe o quê ou o quem é um umarell? Pois então, leia a crônica do torcedor do Caxias, Paulo Pappen, na coluna coletiva “A Outra Reflexão”. Ironia não falta.

Umarell – a plateia da obra dos outros

No programa dessa semana discutimos sobre a alimentação saudável e agroecologia junto com os companheiros do Assentamento Comuna Amarildo de Souza, Pepe Pereira e Daltro de Souza.

Teve a coluna de Claudia Weinman e entrevista ao agricultor comunitário Tayson Bedin.

Participou, da Itália, Emma Siliprandi, oficial de agricultura da FAO, em Roma, e professora do mestrado de Agroecologia da Universidade Internacional de Andaluzia.

O Informativo Paralelo é uma parceria da Acracom e o Portal Desacato.
Apresentação: Izabel Fávero e Jana Machado.
Comentários: Raul Fitipaldi, Cláudia Weinman e Mayara Bergamo
Produção: Mayara Santos
Suporte Técnico: Luca Gebara

Agroecologia e alimentação saudável – Aqui no Informativo Paralelo!

Aniversariante da semana no Portal Desacato, o economista do DIEESE, José Alvaro Cardoso, afirmou que a destruição geral que trouxe o Golpe de Estado acontecido no Brasil, levará anos para ser desconstruída para poder recuperar o país a ponto de reconstruí-lo. Os números que apresentou são arrepiantes.

A tarefa dos brasileiros é difícil, grandiosa e de longo prazo: recuperar e reconstruir o país

Na segunda-feira, dia 6 de agosto, Mayara Santos apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, com o registro de mais lutas das categorias em Santa Catarina. Assista!

As “forças profundas” do poder estadunidense e sua relação com a Rússia de Putin foram o centro da nova reflexão de Rita Cotinho, na sua coluna semanal no Portal Desacato.

Por dentro da estratégia dos EUA: a obsessão com a Rússia

Bom dia a todas e todos. Céu claro com algumas nuvens e 14ºC em Florianópolis, cenário agradável para começar mais uma Retrospectiva Semanal com as produções, realizações e textos exclusivos do Portal Desacato, que foram apresentados na semana que passou.

Iniciamos a tarefa lembrando a luta das mulheres no mundo todo, pelo direito à despenalização do aborto. Com os olhos colocados na votação do senado argentino, que rejeitou o projeto que voltou à Câmara de Deputados, houve concentrações em dezenas de cidades no mundo, Florianópolis foi uma delas e Jana Machado fez o registro.

Vamos juntos até 21 h. Venha com A Outra Informação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.