Retrospectiva Semanal do Portal Desacato entre 23 e 28 de abril de 2018

 

Elenira Vilela rememorou ontem, em perspectiva, a maior greve das últimas décadas vivida no Brasil. Hoje, sem ter havido uma trégua no desenrolar do golpe de estado, aquela greve serve de estímulo, de cara a um novo e peculiar 1º de Maio.

Com o texto da Elenira, fechamos a jornada de hoje. Até o próximo domingo. Obrigado pela companhia.

Boa semana e nos vemos, ao vivo, de Curitiba, com os festejos do 1º de Maio.

Raul Fitipaldi

28 de Abril – Greve Geral! Muita luta!

Ana Rosa Moreno, com a habitual intermediação em português de Elissandro Santana, nos coloca de cara ao processo eleitoral mexicano. Reflete em sua coluna e analisa os absurdos propostos por alguns candidatos da direita, a pobreza de propostas e verifica os ataques ao candidato progressista, Manuel López Obrador. Confira:

Primeiro debate no México: Brigando pela cadeira de presidente

Quando em agosto de 2007 nasceu o Portal Desacato, ninguém pensava, projetava ou sequer imaginava que uma ideia tão modesta, apenas comprometida com a militância progressista e pela Pátria Grande.

Mas, isso foi mudando com o passar do tempo, a responsabilidade cresceu, as coisas foram assim e houve que fazer uma cooperativa, criar fontes de emprego, melhorar, crescer, amadurecer, assumir a responsabilidade depositada na marca Desacato.

Hoje, os tempos continuam difíceis, a necessidade e a possibilidade exigem a parceria com nossos leitores e leitoras.

Por isso a mensagem de Rosangela Bion de Assis, Caroline Dall ‘Agnol e Claudia Weinman, representa o sentimento e a necessidade de todos e todas os cooperados.

Obrigado por estar conosco!

Sonhamos Juntos, Sonhamos Livres

A crônica poética da jornalista Rosangela Bion de Assis segue passeando, com seu modo muito subjetivo e particular, pelo centro de sua cidade natal, Florianópolis.

Pé livre

Novamente a questão indígena, a forma como ela é vista na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, preocupa à comunidade. O olhar branco pretende sempre intervir na cultura ancestral. Claudia Weinman apresenta uma nova edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadores, do Extremo Oeste, com esse tema central.

A importância da leitura, da literatura, dos livros e das bibliotecas, veio à memória da jornalista Míriam Santini de Abreu, que motivada por uma notícia do ano passado sobre a multidão que ajudou uma biblioteca da cidade de Ghent, na Bélgica, relembrou sua infância escolar em Caxias do Sul.

Livros que nos transportam

Julia Saggioratto visitou, junto com o Conselho Indigenista Missionário – CIMI/Sul, a etnia Guarani Mbya e apresentou este capítulo belíssimo do programa Vida em Resistência.

Desde as frágeis independências dos países da Nossa América, a unidade dos povos e das nações tem sido bombardeada sistematicamente pelos interesses imperiais e pela entrega da soberania aos interesses e especulações das elites locais. Nesta hora, quem é perseguida a morte pelos traidores é a UNASUL. Elaine Tavares refletiu sobre isso.

Golpeada a proposta de um bloco soberano na América Latina

Depois de apresentar a edição 69 do Informativo, Rosângela Bion de Assis entrevistou Rita de Cássia Gonçalves, professora e coordenadora da CONAPE – Conferência Nacional Popular de Educação-SC.

Em outra reflexão de especial importância para olharmos o mundo que se instalou para todos e todas no século XXI, Elissandro Santana, n’A Outra Reflexão, se debruça sobre os fundamentalismos, essa matéria complexa, heterodoxa e brutal que ocupa as manchetes diárias em todo o planeta.

A era dos fundamentalismos no Brasil e no Mundo

O que as mulheres pensam a respeito da greve em defesa da saúde e educação públicas em Florianópolis e Santa Catarina, foi expressado pela jornalista membro do 8M, Adriane Canan, em fala com Raul Fitipaldi e Rosangela Bion de Assis nas imagens.

 

Repórter Descéo Machado, a inefável criação de Tiago de Castilho Soares continua navegando dentro da psique da serpente fascista e os ovos que dissemina. Com um título sugestivo, como sempre, Descéo nos problematiza mais uma vez.

Coxinhas corruptos e o inescrutável São Jorge da padaria

A sessão violenta do dia 21 de abril na Câmara de Vereadores de Florianópolis esteve marcada por irregularidades regimentais na aprovação do projeto de lei do prefeito da cidade, Gean Loureiro, pela bancada governista. O vereador Vanderlei Farias, Lela, do PDT, referiu-se a isso na entrevista ao Portal Desacato.

O professor Douglas Kovaleski, na coluna coletiva A Outra Reflexão, se questionou sobre os motivos da violência e determinação do governo municipal de Florianópolis  para aprovar a proposta das Organizações Sociais (OS) na área da saúde. Ele alinhavou algumas ideias para responder a essa indagação.

Por que tanta truculência do governo Gean Loureiro e seus lacaios para desmontar o SUS em Florianópolis?

No sábado 21 de abril, a truculência policial voltou a tomar conta da Câmara de Vereadores de Florianópolis, dentro e fora da casa legislativa.

Essa violência despropositada repetiu os tristes capítulos de 2017, ao início do mandato do prefeito Gean Loureiro, do MDB.

Caroline Dall ‘Agnol fez um resumo e produziu um informe especial para o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, da segunda-feira, 23 de abril.

A colunista Rita Coitinho não se deixa levar pelo comentário imediatista, sabe do papel do imperialismo na América Central, e desde essa visão da geopolítica avalia a atual conjuntura na Nicarágua, república irmã da Pátria Grande.

Guerra Híbrida: outra vez as garras do império sobre a Nicarágua

 

Bom domingo para todas e todos! Tem sol bonito em Florianópolis e daqui e d’agora, até as 21 h estaremos juntos com a Retrospectiva Semanal do Portal Desacato.

Porém, iniciamos a tarefa com este vídeo do Sintee Norte RS, que nos fala do 1º de Maio, o sentido dessa data e sua história.

Desacato acompanhará este novo 1º de Maio em Curitiba, com Caroline Dall’AgnolClaudia Weinman , Julia SaggiorattoMarcelo Luiz Zapelini e Luca Gebara, ao vivo.

Vamos lá?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.