Quais são os impactos da transfobia na saúde mental de pessoas trans e travestis?

Foto: NLucon

Por Thomaz Oliveira.

O episódio de transfobia sofrido por Luisa Marilac recentemente nos leva a pensar nas milhares de pessoas que passam por isso diariamente. O desrespeito a nossa identidade infelizmente é uma realidade e pode deixar marcas, físicas e psicológicas. Mas quais são os impactos da transfobia na saúde mental da população trans e travesti?

Passar por situações de desrespeito por vezes é uma experiência bem subjetiva, cada um reage de uma forma. Mas as constantes violências sofridas pela população T, o não reconhecimento dessas identidades, a retirada de direitos já conquistados (como o ocorrido em SC sobre o uso do nome social) ou então a ridicularização da população pode acarretar em casos de grave sofrimento psíquico ou patológicos mesmo, como depressão, ansiedade e até mesmo fobia social. E quando falamos desses quadros patológicos é importante salientar que, devem ser acompanhados não só por psicólogos como também por um psiquiatra.

A transfobia pode tornar ainda mais frágil uma pessoa que faz parte de um grupo marginalizado e que vem construindo sua própria identidade. E a violência ganha um peso ainda maior quando ocorre em espaços que supostamente deveriam te acolher (ou que a pessoa se sente obrigada a estar), como sua casa trabalho, universidade…Acredito que a pior transfobia seja aquela que a gente não espera.

A população cisgênera precisa entender que as palavras têm grande poder, e que aquela piadinha ou comentário inofensivo se refere a uma população que existe e resiste nesses momentos de desgoverno e já resistiu em outros também. A comunidade T está cansada de ser desrespeitada e morta. E a sua piadinha mata sim! Não só mata, como pode adoecer… Adoecer ao ponto de uma pessoa desistir de viver. O que fica de sugestão a cisgeneridade é se colocar no lugar do outro, se imaginar tendo seu nome, gênero e tudo que envolve isso (que é basicamente viver em sociedade) negados.

E a comunidade travesti e trans o pedido: cuidem da saúde mental de vocês, busquem se fortalecer sempre, vocês são preciosos demais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.