Por 1ª vez Cuba presidirá Assembleia Mundial da Saúde

Publicado em: 27/04/2014 às 11:47
Por 1ª vez Cuba presidirá Assembleia Mundial da Saúde

Cuba presidirá, por primeira vez, a Assembleia Mundial da Saúde, que em sua 67 edição terá lugar de 19 a 24 de maio próximo em Genebra, anunciou um funcionário do Ministério da Saúde Pública (Minsap).

Em diálogo com a AIN, o chefe do Departamento de organismos internacionais do Minsap, Dr. Antonio González, explicou que a seleção da Ilha foi baseada, em boa medida, pelos resultados e repercussão de ações sanitárias no país e noutros povos do mundo.

Praticamente Cuba cumpriu todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pois a mortalidade infantil no último ano foi de 4,2 em cada mil nascidos vivos, a menor da América, inclusive que a do Canadá e os Estados Unidos.

 asamblea-23abril

O especialista precisou que Cuba tem controlada a epidemia da Aids, a tuberculose (TB) e a malária, e destacou que a primeira doença não constitui um problema sanitário, como acontece noutras nações e se garantem os antirretrovirais às pessoas necessitadas.

O Dr. Antonio González informou que a agenda da reunião, cujas sessões serão dirigidas pelo ministro cubano do Minsap, foi preparada em fevereiro passado, durante o 134 Conselho Executivo da OMS, integrado por 34 países de todas as regiões do mundo.

Em sua ultima visita a Cuba, a diretora da OMS, Dra. Margaret Chan, qualificou a Ilha como modelo de integração para buscar soluções aos problemas de saúde.

Fonte: http://www.granma.cu/idiomas/portugues/cuba-p/23abril-cuba.html

Deixe uma resposta