Polícia Militar de Santa Catarina ataca famílias de indígenas

Imagem: Reprodução vídeo/Via Comunidade Deni e Pastoral Indigenista Diocese de Joinville.

Por Conselho Indigenista Missionário/Regional Sul.

A Polícia Militar, em Joinville, Santa Catarina, no dia de hoje, 23 de março de 2021, em meio a pandemia e sem mandado judicial, atacou famílias indígenas do Povo Deni, oriundas do Amazonas e residente nas margens de um mangue, naquela cidade.

Fazem dois anos que as famílias vivem naquele local e onde construíram suas casas. O vídeo mostra o desespero das pessoas porque a polícia invadiu as casas e lançaram spray de pimenta sobre as pessoas. Crianças e mulheres ficaram machucadas. A Funai foi acionada e decidiu não se envolver por alegar desconhecimento da existência da comunidade indígena naquele local.

Fotos: Via Comunidade Deni e Pastoral Indigenista Diocese de Joinville.
Fotos: Via Comunidade Deni e Pastoral Indigenista Diocese de Joinville.

O Ministério Público Federal foi acionado e deve tomar medidas cabíveis no sentido de investigar a ação violenta da polícia militar, bem como identificar os responsáveis por essa, que pode ser caracterizada, de ação criminosa. As famílias Deni vêm recebendo apoio da Pastoral Indigenista, da Diocese de Joinville, das entidades e Movimentos Sociais, de Direitos Humanos e de vereadores da cidade.

Chapecó, SC, 23 de março de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.