Orgânicos: 31 países estão em campanha por alimentos sem veneno

Orgânicos: 31 países estão em campanha por alimentos sem veneno

Por Inês Castilho.

“Mais Orgânicos: Orgânicos para Todos”, campanha lançada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no Dia Mundial da Alimentação, quer ampliar o acesso dos brasileiros a alimentos produzidos sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes artificiais. Acreditando que informação ajuda a mudar atitudes individuais e coletivas, o instituto produziu quatro vídeos falando sobre aspectos fundamentais do problema, como o protagonismo das mulheres na alimentação, e portanto a necessidade de que sejam ouvidas na elaboração de políticas públicas; e a necessidade de que governos municipais introduzam alimentos orgânicos na merenda escolar de crianças e jovens.

O Idec é uma entre 43 organizações da sociedade civil, de 31 países da África, Ásia, Europa e América Latina, integrantes da Green Action Week, campanha global que envolve organizações de consumidores de todo o mundo e sensibiliza cidadãos para o consumo sustentável, questionando a forma como as empresas produzem os alimentos e exigindo dos governantes políticas que favoreçam as populações e o planeta.

Ana Paula Bortoletto, pesquisadora em Alimentos do Idec, fala no primeiro vídeo – “Mais Orgânicos – Orgânicos para Todos” – sobre a importância de capacitar os consumidores para ter acesso a alimentos sem veneno; e a necessidade de ampliar os locais que comercializam diretamente do produtor, e informar sobre eles, como faz o mapa do Idec. “Vamos promover discussões, debates, oficinas práticas, divulgar materiais educativos e vídeos sobre alimentos orgânicos em redes sociais, espaços públicos e comunitários”, convida.

Fonte: Outras Palavras.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login