Oficina de comunicação gratuita radiotube e terceiro prêmio Jornalismo Cidadão

Imagem: Pixabay.

Técnicas de produção de vídeo por celular e podcasts estão no programa voltado para comunicadores e educadores

Nos dias 12 e 13 de junho, a região Sul vai receber a oficina Radiotube 2019, oportunidade para aprimoramento em técnicas de comunicação e aprendizado sobre direitos das crianças e dos adolescentes. As pré-inscrições estão abertas e podem se candidatar produtores de conteúdo, comunicadores e jornalistas, além de integrantes do sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente que tenham interesse em comunicação, especialmente lideranças comunitárias.

O evento, com duração de dois dias, é totalmente gratuito. Será realizado na cidade de Araucária (PR) e os selecionados terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas pelo projeto, que é realizado pelo Criar Brasil, tem o patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio da Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A programação inclui técnicas de rádio e gravação de vídeo por celular, a utilização da rede social exclusiva para a cidadania, radiotube.org.br, e a reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente. A ideia é fortalecer a rede de defesa dos direitos da infância e adolescência debatendo com comunicadores a responsabilidade ao divulgar informações sobre o tema e oferecer oportunidade de aprimoramento em produção de conteúdo para lideranças sociais que atuem na área.

 O radiotube.org.br é referência para comunicadores: uma agência de notícias colaborativa na qual são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania.  As pré-inscrições estão abertas. As vagas são limitadas e a seleção buscará garantir a diversidade de representações de instituições e cidades de diferentes estados da região Sul, com prioridade para o município de Araucária e entorno.

*Quem pode se inscrever? Comunicadores populares e pessoas que atuem na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

*Até quando vão as inscrições? Até 30 de maio.

*Participantes de que local? De todos os estados da região Sul

*Quando será a oficina? 12 e 13 de junho de 2019

*Onde será a oficina? No Centro Dia Idoso, em Araucária, Paraná.

*Qual o tempo de duração? 16 horas

*Há emissão de certificado? Sim

*A oficina é gratuita? Sim. E o projeto Radiotube Transmídia, com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, cobre os custos de transporte, hospedagem e alimentação.

*Como fazer a inscrição? É só acessar radiotube.org.br ou criarbrasil.org.br para obter informações e acessar o formulário de inscrições.

Informações: Rosangela Fernandes – [email protected]    Tel.: (21) 2508-5204/ 2242-8671

PRÊMIO DE JORNALISMO RECONHECE PRODUÇÕES

EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

III Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2019 – Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições do III Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2019 para produções de podcast e vídeo de até cinco minutos que enfoquem os direitos de criança e adolescentes. Os finalistas receberão prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 até R$ 1.800,00 e terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas para participação na cerimônia de divulgação dos resultados que será realizada no Rio de Janeiro.

Nas edições anteriores do concurso, realizadas em 2015 e 2018, foram 189 produções inscritas de todas as regiões do país. A jornalista Mislene Santos, do Sistema Correio de Comunicação, da Paraíba, recebeu menção honrosa pelas produções de áudio e avalia o prêmio como importante incentivo à produção de material sobre cidadania. “O prêmio é de extrema importância pois reconhece trabalhos de relevância social e estimula os profissionais a produzirem reportagens que dão vez e voz aos que silenciam suas dores, angústias e dissabores diários”, afirma Mislene.

O III Prêmio Jornalismo Cidadão é uma iniciativa da ONG Criar Brasil com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. As produções inscritas serão avaliadas por três jurados e levarão em conta, além do respeito à temática dos direitos humanos com foco nos direitos da criança e do adolescente, o ineditismo da abordagem e a qualidade técnica das produções. O regulamento prevê ainda bonificação na pontuação para inscrições das regiões Norte e Nordeste e de grupos populares de comunicação. Serão selecionados como finalistas três áudios e três vídeos e a classificação final será anunciada na cerimônia de premiação a ser realizada no mês de setembro, no Rio de Janeiro.

O edital do III Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2019 e o link para inscrição estão disponíveis em www.radiotube.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.