Nota aos estudantes do campus do IFSC-São José

ifsc-sao-jose

O Brasil vive momentos tenebrosos, o rompimento do Estado democrático, através do governo ilegítimo de Michel Temer, deixou nos diante de uma situação ameaçadora. A retirada de direitos, arduamente conquistados durante décadas de luta, leva-nos a pensar, debater e reagir. Diante dos ataques, ocupar torna-se nossa maneira de contra-ataque. O movimento de ocupação das instituições de ensino no Brasil só aumenta. Já são mil instituições de ensino ocupadas por estudantes contra a PEC do congelamento (241) e MP de “deforma” do ensino médio, que juntas podem promover um verdadeiro desmonte da educação pública, o fim dos cursos de licenciatura, uma desvalorização perversa para professores, bem como o fim de disciplinas importantes na educação básica. No ensino superior são mais de 60 universidades públicas ocupadas por estudantes que sabem bem como a 241 pode afetar o ensino público, que já sofre com a falta de assistência estudantil, infraestrutura sucateada e falta de professores.

Muito se discute acerca da MP746 e, por consequência, a PEC241 e seus possíveis resultados para a população. Pautando-se na justificativa de melhorias socioeconômicas a longo prazo, a mídia de grande alcance tem sinalizado, de forma questionável, pontos de vista que setorizam essas melhorias e os futuros investimentos.

Uma outra perspectiva em relação às tais medidas precisa ser levada em consideração. Segundo estudo, caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 estivesse em vigor desde 2002, o governo federal teria investido 47% a menos em educação do que investe atualmente, totalizando 377 bilhões de reais. Na saúde, teríamos menos 26%, quase R$ 300 bilhões a menos. Como a medida econômica pretendida poderia, diante do descaso sofrido há tantos anos nesses setores, afetar positivamente a sociedade?”  

Diante dos ataques sofridos, não só em âmbito federal, nós estudantes do IFSC, ocupamos partes da instituição, localizada no campus São José. Estaremos agora, em assembleias democráticas, definindo os rumos dessa ocupação. E assim que redigido e aprovado, estaremos publicando um manifesto em nossas mídias sociais.

Leia mais: ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA DOS ALUNOS

Fonte: Ocupação IFSC-SJ.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login