MST conquista Unidade Básica de Saúde no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução.

Por Marciane Fischer.*

Famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) celebram a conquista de uma Unidade Básica de Saúde no Assentamento Santa Lúcia, localizado em Candiota, na região da Campanha do Rio Grande do Sul. A obra, que tem investimento no valor R$ 101.708,73, deve começar esta semana. A responsabilidade é da empresa ASL Soluções Inteligentes.

A Unidade Básica de Saúde facilitará o acesso das famílias camponesas ao atendimento médico de qualidade. Ela foi conquistada a partir do Programa Gestão Participativa, que dá voz à população para decidir sobre as prioridades de investimento no município.

Conforme o assentado Antônio Tomazzi, 73 anos, essa era uma demanda antiga do Assentamento Santa Lúcia, que completou este ano três décadas. “É uma conquista, do povo trabalhador e organizado das áreas da Reforma Agrária, que facilitará a nossa vida e das comunidades próximas ao assentamento”, comenta.

A estrutura será construída a partir da reforma de uma antiga escola, que está desativada, e beneficiará 148 famílias. Contará com uma ampla sala para recepção e acolhimento, uma sala de enfermagem, dois consultórios para atendimento, um gabinete odontológico e uma sala multiuso que ficará à disposição de toda a comunidade.

Luana Camacho Vais, coordenadora do Programa Gestão Participativa, reforça que o investimento é fruto da decisão do governo municipal de ouvir as comunidades e permitir que elas ajudem a decidir onde os recursos do município devem ser investidos.

Para o prefeito Adriano dos Santos (PT), a conquista é coletiva e motivo de felicidade. “A gente debate, o povo escolhe e nós executamos. Esta é a grande importância da Gestão Participativa e da comunidade estar presente e organizada nas assembleias, pois assim governamos junto”, destaca.

*Com informações do Jornal Tribuna do Pampa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.