Mostra “Olhares sobre o Refúgio” – Edição Florianópolis

Pela primeira vez em Florianópolis, a Mostra “Olhares sobre o Refúgio” reúne documentários brasileiros e estrangeiros em exibições gratuitas para marcar o Dia Mundial do Refugiado.

Além de abordarem temas atuais e pertinentes, os documentários trazem reflexões sobre diversas realidades de pessoas que foram forçadas a se deslocar de suas casas, deixando tudo para trás.

Jordânia, Alemanha, Brasil, Síria, Sudão do Sul, Togo e Birmânia são alguns dos países que você é convidado(a) a conhecer melhor através das lentes de 4 documentaristas diferentes.

O ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, em parceria com o Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados em Florianópolis (GAIRF) e a Fundação Catarinense de Cultura convidam você para essa jornada irreversível de empatia. Vamos?

Programação:

25/6 às 20h
“Exodus, de onde eu vim não existe mais” + Roda de Conversa
Direção: Hank Levine. 95 min. Brasil/Alemanha. 2016. Documentário.
Sinopse: O filme acompanha a dramática jornada de sete refugiados de diferentes países e mostra o desenrolar de seus destinos diante de um mundo pautado por fronteiras abertas e fechadas.
Trailer: https://bit.ly/2LQKfb2

26/6 às 20h
“Era o Hotel Cambridge” + Roda de Conversa
Direção: Eliane Caffé. 93 min. 12 anos. Brasil, 2017. Ficção Documental.
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Os novos moradores do prédio têm que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
Trailer: https://bit.ly/2LSUziz

27/6 às 20h
“Abrigo” dois filmes + Roda de conversa
Direção: Sansara Buriti. 15 min. Brasil, 2018. Documentário.
Sinopse: Em um ginásio esportivo em condições precárias na periferia de Boa Vista, capital de Roraima, centenas de venezuelanos tentam recomeçar suas vidas no Brasil.

“Zaatari – Memórias do Labirinto”
Direção: Paschoal Samora. 92 min. Brasil-Alemanha, 2018. Documentário.
Sinopse: Entre 2011 e 2018, a guerra civil na Síria já matou mais de 500 mil pessoas e exilou 5 milhões. É a pior crise de migração na história da humanidade, desde a Segunda Guerra. No deserto de Mafrak, fronteira da Síria com a Jordânia, uma nova cartografia carregada de memória e resistência se desenha, num dos maiores campos de refugiados do mundo.
Trailer: https://bit.ly/2taTQla

Acesse a programação completa do Dia Mundial do Refugiado no Brasil em: http://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/

Serviço:
Mostra Olhares sobre o Refúgio – edição Florianópolis
Data: 25 a 27 junho de 2018
Horário: 20h
Local: Cinema CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600
Entrada franca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.