Ministério da Cultura e Petrobras apresentam espetáculo infantil Terremota no Teatro do SESC, em abril

Com apresentações gratuitas, projeto também inclui workshop “Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil” e oferece intérprete de libras nas apresentações

De 23 a 27 de abril, chega ao palco do Teatro do SESC (Prainha), em Florianópolis, a premiada peça infantil Terremota, do grupo Bendita Trupe, de São Paulo, com Jackie Obrigon e Guto Togniazollo, escrita e dirigida pelo  dramaturgo Marcelo Romagnoli, o mesmo da Bandamirim. A turnê conta com o patrocínio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, via Lei Rouanet, e tem como objetivo proporcionar a circulação de peças teatrais não inéditas pela Região Sul, a partir de Florianópolis. O projeto inclui, ainda, uma reflexão entre profissionais da área, o encontro Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil, que ocorre no dia 25 de abril, das 15h às 17h, também no SESC. Tanto as apresentações quanto o encontro são gratuitos e a peça conta ainda com intérprete de libras, o que torna o ambiente cultural inclusivo e democrático.

A montagem conta a história de Maria, menina com sete anos de idade que mora com seu Tio Bigode e passa muito tempo sozinha com o gato Platão dentro de casa, onde observa o mundo através da janela da sala. Depois que uma tempestade frustra os planos da família de ir à praia, Maria decide, então, proclamar sua própria República – a Terremota – e virar a Maria Terremota Primeira. Ali ela manda, desmanda e conta com a ajuda do tio e do gato na brincadeira.

“Isso revela a relação de poder entre adultos e crianças. Quem ensina quem? Maria realmente questiona o mundo adulto e se torna a dona do apartamento”, conta o autor e diretor da peça, Marcelo Romagnoli. Ele acrescenta que a personagem foi inspirada nas personagens Mafalda, do argentino Quino, e Pippi Meialonga, da escritora sueca Astrid Lindgren, por serem “libertárias e revolucionárias”.

Quem vive a inquieta e intrigante Maria é a premiada atriz paulistana Jackie Obrigon. Acostumada a atuar para crianças desde o começo de sua carreira, ela acredita que esse é o verdadeiro trabalho de formação de público. “É uma plateia mais sincera, reage na hora, joga junto, você precisa estar inteiro porque eles estão, e não aceitam qualquer coisa”, ressalta a atriz.

Terremota já levou os prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2012, como Melhor Texto, e o Coca-Cola Femsa 2012 – Melhor Atriz e Melhor Texto.

 Encontro

Além das apresentações, o projeto também traz gratuitamente um encontro direcionado a educadores, escritores, dramaturgos, estudantes, atores e demais interessados. Intitulado Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil, o objetivo é trocar e debater experiências, formas e conteúdos sobre a dramaturgia jovem atualmente feita no Brasil, seus avanços, resultados e dificuldades.

O encontro tem duração de duas horas e é comandado por Marcelo Romagnoli, Jackie Obrigon e Guto Togniazollo. As vagas são limitadas – 25 lugares – e as inscrições devem ser feitas através do telefone (48) 3229-2208, no setor cultura.

Serviço

O quê: apresentação da peça infantil Terremota

Onde: Teatro do SESC / Prainha – Florianópolis (Tv. Siríaco Atherino, 100, Centro).

Quanto: Gratuito

Quando: 23/04 (sábado) – 20h

24/04 (domingo) – 15h

25/04 (segunda) – Encontro: Caminhos da dramaturgia para crianças no Brasil – das 15h às 17h

26/04 (terça) – 10h e 15h (para escolas e Ongs)

27/04 (quarta) – 10h e 15h (para escolas e Ongs)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.