Itajaí: Oficina encerra programação especial dos 20 anos da Cia Experimentus

Ministrada por Sandra Meyer, oficina abordará a improvisação e a composição em processos colaborativos.

Entre os dias 28 e 31 de outubro, das 19h às 22h, será realizada a oficina “Improvisação e composição em processos colaborativos” em Itajaí. Ministrada por Sandra Meyer, o objetivo da oficina, que encerra a programação especial em comemoração aos 20 anos da Cia Experimentus, é exercitar modos de se estar junto, e que requerem práticas de experimentação e de manuseio coletivas. As vagas são limitadas e os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, até 20 de outubro no site da companhia: www.experimentus.com.br.A oficina acontecerá Sesc de Itajaí, e é destinada a estudantes e artistas da cena.

Durante a oficina, a artista, pesquisadora e professora de dança, Sandra Meyer, buscará oportunizar experiências que propõem um entendimento de composição voltado a processos de escuta e de atenção em processos colaborativos. Além disso, também serão exercitadas as relações entre corpo e espaço, que auxiliarão os participantes a melhorarem sua capacidade de se ajustar a eventos não previstos. Na oficina, serão priorizadas práticas coletivas que permitam a vivência de modos menos normativos de perceber o que nos afeta e como afetamos o que nos cerca.

O evento conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio de renúncia fiscal da APM Terminals. O projeto conta também com o apoio do SESC e da Vila Sete Zero Cinco – Casa de Arte.

No projeto “Cia. Experimentus – 20 Anos”, vários espetáculos, oficinas, além de uma exposição e do lançamento de um catálogo foram realizados para o público itajaiense. A programação especial iniciou em maio. “Tem sido uma programação muito emblemática, pois as atividades são variadas. Pudemos tanto revisitar nossa história e registrá-la, quanto nos encontrar com o público e dividir experiências de formação com artistas e estudantes da cena”, conta o ator e produtor Daniel Olivetto.

SOBRE A ARTISTA 

Sandra Meyer é artista, pesquisadora e professora de dança, além de doutora e mestre em Artes, Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com estágio na Universidade Paris 8, França. Ela atuou, entre 1989 e 2016, como docente do Curso de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Aposentada, Sandra ainda integra o Programa de Pós-Graduação em Teatro – Mestrado e Doutorado.

A artista é autora do livro “A Dança Cênica em Florianópolis” (FFC, Florianópolis: 1994) e “As metáforas do corpo em cena” (AnnaBlume, São Paulo: 2009, 2011). É também co-autora dos livros “Tubo de Ensaio, experiências em arte e dança contemporânea” (Florianópolis, 2006); “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]” (Florianópolis, 2016); “Seminários de Dança I e II” (Joinville: 2008 e 2009); “Coleção Dança Cênica – Pesquisas em Dança, Volume 1” (Florianópolis, 2008) e “Coleção Dança Cênica – Histórias de Dança, Volume II” (Florianópolis: 2012).

Entre tantas conquistas, Sandra ainda recebeu a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2003. A premiação, instituída pelo Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura, objetiva homenagear aqueles que prestam relevantes serviços em prol do patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. Desde 2015, ela integra o coletivo de dança Corpo, Tempo e Movimento.

CIA EXPERIMENTUS: 20 ANOS DE HISTÓRIA

A Cia Experimentus Teatrais foi fundada, em 1999, na cidade de Itajaí. A companhia tem se dedicado à montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Ao longo de seus 20 anos, montou 15 espetáculos com apresentações no Brasil e Argentina. A companhia também se dedica a projetos de formação, entre eles: “1º, 2º e 3º Formação em Foco” (2013 / 2016 / 2018), “Vem Ver Nosso Boi Brincar – Circulação e Formação” (2017), “Margens – Acessibilidade Cultural, Cidadania LGBTI, Presença e Vulnerabilidade” (2018), “Meu Pai é um Homem Pássaro – Circulação de Espetáculo” (2018), entre outros.

SERVIÇO:

O que: Oficina “Improvisação e composição em processos colaborativos”, ministrada por Sandra Meyer

Quando: Dias 28 e 31 de outubro, das 19h às 22h

Onde: SESC (R. Alm. Tamandaré, 259 – Centro, Itajaí)

Quanto: GRATUITO

– Inscrição até 20 de outubro no site da companhia: www.experimentus.com.br

“Quarenta”. Pra manter a memória coletiva, venha conosco nesta empreitada necessária para conhecer o que foi e o que significa até hoje a Novembrada no começo do fim da ditadura militar. Colabore em https://www.catarse.me/quarenta

#Desacato12Anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.