Inscrições abertas para última etapa do Ocupação itajaí Criativa

Liberdade – Foto: Matheus Groszewica

A 4ª e última etapa do Ocupação Itajaí Criativa, projeto desenvolvido pela Téspis Cia de Teatro, será realizado na Itajaí Criativa – Residência Artística. Desta vez, seis apresentações ao público e oficina fazem parte do evento. Nos dias 7 e 8 de dezembro, Max Reinert e Denise da Luz ministram o Workshop de Encenação –  Processos Criativos, com o objetivo de discutir aspectos fundamentais para o ator em cena. Já entre os dias 5 e 15, serão feitas seis apresentações do espetáculo “Liberdade, Liberdade”, sendo duas para os adolescentes do Instituto Crescer e quatro para o público em geral. A programação do evento é gratuita.

No workshop de encenação, entre os aspectos que serão abordados com os participantes estão procedimentos relacionados à criação cênica, considerando espaço, dramaturgia, influências sonoras e visuais. Além disso, como o ator e a atriz articulamestes e outros elementos no levantamento do material cênico.O workshop será ministrado nos dias 7 e 8 de dezembro, entre 14h e 18h, na Itajaí Criativa – Residência Artística.

Veja mais: A legalização de esquema fraudulento de geração de dívida pública

Já o espetáculo “Liberdade, Liberdade”, que será apresentado ao público entre 5 e 15 de dezembro, é encenado por Denise da Luz, Max Reinert e Sabrina Antunes Francez. Os atores trabalharam durante o ano, cada qual com um enfoque, com a temática da liberdade e, agora, unem suas apresentações para desenvolver um espetáculo único e para dialogar com o público.

Além disso, a apresentação do espetáculo “Liberdade, Liberdade”, que é uma adaptação do texto homônimo de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, escrito em 1965, tem como motivação o atual momento vivido no Brasil, em que temáticas relacionadas às liberdades individuais e coletivas estão em discussão. “Nós pensamos no tema liberdade, aí selecionamos os trechos mais emblemáticos, que quase viraram um manifesto pela liberdade, e adaptamos. É a partir daí que nasce a nossa apresentação”, explica a atriz Denise da Luz.

As apresentações do espetáculo serão realizadas para dois diferentes públicos. No dia 5 de dezembro, 14h, e no dia 6 de dezembro, às 9h, a apresentação é direcionada para os adolescentes do Instituto Crescer – ONG que capacita jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho. E, entre os dias 12 e 15 de dezembro, a partir das 20h, para o público em geral. Todas as apresentações serão realizadas na Itajaí Criativa – Residência Artística.

Esta é a segunda edição do Ocupação Itajaí Criativa. Em 2018, a Téspis realizou a primeira edição do evento, que também contou com apresentações de espetáculo, workshops e outras atividades. O projeto é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals. As ações das etapas do Ocupação ocorrem na Itajaí Criativa – Residência Artística, espaço de arte e cultura privado, que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários. A Itajaí Criativa é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Foi fundada em 2016, no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico e localiza-se no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse: www.itajaicriativa.com.br.

SINOPSE DA OBRA “LIBERDADE LIBERDADE”:

“Não tenho procurado outra coisa na vida senão ser livre. Livre das pressões terríveis da vida econômica, livre das pressões terríveis dos conflitos humanos, livre para o exercício total da vida física e mental, livre das ideias feitas e mastigadas. Tenho, como Shaw, uma insopitável desconfiança de qualquer ideia que já venha sendo proclamada por mais de dezanos”. (Millôr Fernandes). 

Serviço

Workshop de encenação: Processos Criativos

Ministrante: Denise da Luz Max Reinert

Dias 07 e 08 / dez (sábado e domingo) das 14h às 18h (necessário a participação nos dois dias)

Vagas: 20

Idade mínima: 16 anos

Inscrição gratuita pelo email [email protected] (enviar nome completo, CPF e telefone de contato)

Espetáculo “LIBERDADE, LIBERDADE”

Dias 05 e 06 de dezembro (quinta-feira – 14h30 e sexta feira – 9h) (sessões com agendamento / Instituto Crescer)

De 12 a 15 de dezembro (de quinta a domingo), 20h, na Itajaí Criativa – residência artística

Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.