Forças políticas latino-americanas apoiam volta de Lugo à presidência do Paraguai

volta-lugo

O documento aprovado na reunião plenária da Coppal – Conferência de Partidos Políticos da América Latina e do Caribe realizada no último fim de semana em Assunção, manifestou por aclamação apoio à candidatuira de Fernando Lugo à presidência do Paraguai.

Também por aclamação de todas as delegações presentes, o documento pediu respeito aos direitos humanos no Paraguai e a cessação do ataque a esses direitos nos casos emblemáticos como os de Curuguaty e Guahory. Igualmente, a resolução manifesta apoio à proposta da Frente Guasu, que reclama a soberania hidrelétrica no caso das represas de Itaipu e Yacyretá.

A mesma resolução pede às autoridades políticas e judiciais do Paraguai que garantam a plena vigência dos direitos civis e políticos de todos os habitantes do país, sem proscrições ou resoluções antidemocráticas.

O documento foi enfático no apoio à candidatura presidencial de Fernando Lugo às eleições presidenciais de 2018.

“Acompanhamos e respaldamos a candidatura presidencial de Fernando Lugo impulsionada pela Frente Guasu, que gera importantes apoios e expectativas de mudança em amplos setores do povo paraguaio”, afirma o documento.

A reunião ordinária anual da Coppal terminou com a aprovação de uma declaração final e de várias resoluções que fazem menção a países do continente.

A Copppal é o foro mais numeroso de partidos políticos do continente americano, conta com 58 partidos de 34 países da região, que buscam consensos políticos para estabelecer estratégias que garantam a governabilidade e o desenvolvimento social.

Com informações da Frente Guasu.

Fonte: Resistência.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login