Espetáculo “Normal” e workshop são as atrações gratuitas na programação de outubro da Itajaí Criativa

Inscrições estão abertas para workshop sobre relação do ator e diretor, que será neste final de semana

Foto: Matheus Groszewica.

A 3ª etapa do Ocupação Itajaí Criativa dá continuidade ao objetivo da programação cultural de oportunizar um espaço de arte, diálogo, formação, pesquisa de teatro e apresentações teatrais. As ações são gratuitas e acontecem nos dois primeiros finais de semana de outubro na Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, centro de Itajaí), e são organizadas pela Téspis Cia de Teatro.

O workshop “A relação ator-diretor” oferecerá aos participantes, através de exercícios práticos, a experiência de construção de cenas, além de possibilitar o exercício da conceitualização de experiências em arte presencial. Ministrado por Max Reinert, o workshop será realizado em 5 e 6 de outubro, das 14h às 18h.

Campanha de Financiamento Coletivo para não esquecer da Novembrada. Faça como os apoios institucionais da Apufsc Sindical, Fecesc, Editora Insular, Sinergia, Sintram/SJ, Sintespe, Sindsaúde, Sintrasem e Sinte e apoie a realização do “Quarenta” você também. Para contribuições individuais, clique em catarse.me/quarenta

Em seguida, entre os dias 10 e 13 de outubro, Max Reinert encenará um espetáculo “Normal” inspirado nas obras de Neil Hilborn – artista nascido em Houston, Texas. O autor convida o público para a gravação de seu áudio book, onde, entre outras coisas, ele revela os segredos sobre a vida, o amor, as relações e a fama.

Após a apresentação, o ator realizará uma roda de conversa com o público para falar sobre o processo de construção do espetáculo. A primeira apresentação, realizada na quinta-feira, 10 de outubro, é reservada para os jovens do Instituto Crescer, já as apresentações realizadas nos dias 12 e 13 de outubro, às 20h, são abertas ao público.

“Está é a terceira abertura de processo deste projeto. Em cada uma das etapas, os atores tiveram total liberdade para escolher os temas e os autores que foram trabalhados a cada momento. Buscamos nos aproximar, cada vez mais, dos jovens que tiveram acesso às apresentações, criando reverberações nos temas e na estética de cada etapa. Tem sido um grande momento de aprendizado para o grupo a possibilidade de construir um espetáculo ‘junto’ com o público” – enfatiza Reinert.

Sobre autor Neil Hilborn

Neil Hilborn, artista que inspira a apresentação, se interessou pela escrita criativa desde criança. Ele foi diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) na infância e com transtorno bipolar na faculdade. A poesia foi influenciadora da vida de Hilborn, que viu nela uma maneira de se expressar. Entre os escritos do artista, destaque para “spokenwords”, “Clatter” (2012) – seu primeiro livro e, especialmente, “OurNumberedDays” (2015) – segundo livro lançado, que abriga uma coleção de 45 poemas e apresenta algumas de suas poesias mais conhecidas, incluindo “Joey” e “OCD”. Este último livro está no best-seller da Amazon, com mais de 50 mil cópias impressas. Em 2013, um vídeo do seu poema “OCD” (TOC) se tornou viral, gerando 15 milhões de visualizações no YouTube.

Sobre Itajaí Criativa – Residência Artística

A Itajaí Criativa – Residência Artística é um espaço de arte e cultura privado mantido pela Téspis Cia. de Teatro, que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários.

Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira. Para acompanhar a programação, acesse: www.itajaicriativa.com.br.

O projeto Ocupação Itajaí Criativa será realizado até dezembro, recebe patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da APM Terminals.

Serviço:

O que: Workshop de direção: A relação Ator – Diretor

Quando: Dias 05 e 06 / out (sábado e domingo) das 14h às 18h (necessário a participação nos dois dias)

Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, centro de Itajaí)

Mais informações: Vagas: 05 diretores e 15 atores (especificar no ato da inscrição qual papel deseja realizar dentro da oficina: ator ou diretor)

Idade mínima: 16 anos

Inscrição gratuita pelo email [email protected] (enviar nome completo, CPF e telefone de contato), especificando qual papel deseja realizar dentro da oficina: ator ou diretor.

O que: Espetáculo “NORMAL”

Quando: Dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), 20h, na Itajaí Criativa – residência artística. Dia 10 de outubro (quinta-feira), 14h30 (sessão com agendamento/Instituto Crescer)

Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, centro de Itajaí)

Quanto: Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência no local.

Ficha técnica:

Atuação, iluminação e dramaturgia: Max Reinert

Textos: Neil Hilborn

Cenário: Denise da Luz e Max Reinert

Trilha sonora e vídeos: Leonam Nagel

Fotografia, Operação técnica e assistente de produção: Matheus Groszewica

Figurino, orientação de processo artístico e pedagógico: Denise da Luz

Assessoria de comunicação: Camila Gonçalves

Classificação etária: 14 anos

Confirme sua presença no evento:

https://www.facebook.com/events/2303975826582963/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.