Diário da ocupação do INCRA – Goiás

Publicado em: 30/06/2011 às 19:16
Diário da ocupação do INCRA – Goiás

Por Terra Livre.
30/06/2011

A superintendência do INCRA de Goiás segue ocupada desde segunda-feira (26) pelos movimentos Terra Livre, MLST e Fetraf. Na quarta os movimentos MTVC e MBTR se icorporaram à ocupação.

As famílias acampadas na superintendência regional do INCRA continuam firme na luta para que as autoridades que respondam pela reforma agrária tanto a nível nacional como regional possam dar encaminhamento a pauta apresentada pelos movimentos sociais que estão ocupando o INCRA.

Nesse sentido as famílias continuam firme no objetivo de só desocupar a superintendência quando as reivindicações apresentadas forem de fato encaminhadas pelas autoridades responsáveis. Caso contrário o objetivo é a cada dia fortalecer a ocupação com mais acampados e assentados se incorporando a luta.

Ainda pela parte da manhã as famílias receberam a visita da companheira Ana Lucia do Centro Cultural Eldorado dos Carajás que fora convidada pela coordenação da ocupação para ministrar cursos de formação nas horas vagas para as famílias que estão acampadas no INCRA, tendo em vista a necessidade de fazer atividades de formação político-cultural nos momentos mais tranqüilos da ocupação.

Nesse sentido tirou-se uma agenda com a companheira que irá realizar essas atividades de formação que serão:

– Sábado (02/06) ás 19h00 exibição do filme “Tapete vermelho” e debate em seguida.

– Domingo (03/06) dás 08h00 ás 18h00 curso sobre “Como funciona a sociedade”.

– Segunda – feira (04/06) ás 19h00 exibição do filme “Tropa de Elite” e debate em seguida.

Estudantes do Diretório Central dos Estudantes da universidade federal de Goiás e do Centro acadêmico de psicologia participarão de uma atividade de formação no sábado ás 14h00 para conhecer a luta dos movimentos populares, sua organização, e dialogar sobre a conjuntura atual para os movimentos populares.

Após o almoço foi convocada uma assembléia geral para dar informe sobre os encaminhamentos políticos da ocupação, a organização e funcionamento como também as atividades de formação apresentadas acima.

Sobre a nossa organização interna tudo tem funcionado, alimentação, cozinha, limpeza infra-estrutura entre outras, claro que algumas melhores que outras, mas é necessário nos organizar melhor para superar as dificuldades que forem aparecendo.

A reunião começou com a leitura da moção de apoio a ação feita pelo DCE-UFG, em seguida foi dado informe de que em vários estados brasileiros tem acontecido mobilizações sobre tudo relativos à questão da lentidão da reforma agrária, todos têm pressionado o INCRA nacional para que dê respostas concretas para os movimentos sociais e as famílias que estão na luta por um pedaço de chão ou que já tem o seu mais que esperam a infra-estrutura nos seus assentamentos.

Colocou-se que nossa pauta apresentada já chegou à mão de todas as autoridades, no entanto as mesmas pouco se moveram até o instante. Por tanto é necessário que nos preparemos para ficar até o tempo que for necessário, isso é, até que nossas reivindicações sejam atendidas, e que lutemos para que mais companheiros se incorporem a nossa luta, pois nossa pauta de reivindicações é extensa e para que ela seja atendida é necessário que fortaleçamos nossa luta com mais pessoas todos os dias.

Foi colocado o contato que a coordenação da ocupação fez com o INCRA nacional com Junior Fidelis da procuradoria nacional do INCRA e da advogada do órgão, a Drª Quitéria. Junior Fidelis informou que o presidente nacional do INCRA o senhor Celso Lacerda estava mais assim que chegar olhará a pauta dos movimentos e dará uma resposta.

Mais uma vez foi ressaltada a posição dos movimentos presentes que é de não indicar nomes para superintendência mais sim um perfil. Queremos a substituição imediata do atual superintendente e posteriormente uma audiência com o presidente nacional do INCRA e o novo superintendente para discutirmos sobre nossa pauta apresentada. Se até sexta-feira não houver nenhum retorno começaremos a radicalizar.

Em seguida foi anunciada a presença e incorporação em nossa ação dos companheiros do MVTC e MBTR. Companheiros do MLST nacional passaram para fazer uma saudação e parabenizar os movimentos pela ação. Também esteve presente o professor Fernando Leite do Núcleo Luta Socialista do Psol Goiânia e servidor em greve da universidade federal que parabenizou os movimentos pela ação e ofereceu total apoio como também deu informe sobre a greve dos servidores da universidade federal. Foi anunciado também o apoio da CUT-Goiás.

No fim da tarde fomos até a faculdade de educação da UFG para conversar com alunos do curso de pedagogia sobre a ação dos movimentos sociais no INCRA e os convidando a participar da atividade de formação no sábado, os mesmos foram receptivos com a iniciativa.

E nossa luta continua, e continuará até que nossas pautas sejam atendidas, não nos venceram pelo cansaço.

Assessoria de comunicação da ocupação.

Contatos: (62) 84325826.

http://terralivre.org/2011/06/diario-da-ocupacao-do-incra-%E2%80%93-goias-3%C2%BA-dia-da-ocupacao/

Deixe uma resposta