Deputados abandonam votação sobre a base de Alcântara para assistir semifinal da Copa do Brasil

Jogo entre Internacional e Cruzeiro desperta mais interesse dos parlamentares do que a exploração da base espacial no Maranhão.

Foto: Reprodução de vídeo

Internacional e Cruzeiro definem, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (4), quem irá disputar a final da Copa do Brasil contra o Athlético Paranaense. Enquanto isso, em Brasília, os deputados deveriam estar votando o requerimento que pede urgência sobre a exploração da Base Espacial de Alcântara (MA). Porém, a partida de futebol retirou boa parte dos parlamentares do Plenário para uma sala onde veem o jogo pela televisão.

A resolução dos deputados terá um forte impacto na vida de quilombolas e da população maranhense. O projeto prevê exploração comercial e tecnológica da base espacial. O projeto foi aprovado por 21 votos a 6, no fim de agosto, pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que é presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República e candidato a embaixador brasileiro nos Estados Unidos.

O PSOL entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando barrar a votação. A legenda alegou que medida fere a Constituição Federal em seu primeiro princípio fundamental que é o da soberania nacional.

Confira, abaixo, o registro feito pelo repórter da Fórum, George Marques, que mostra os deputados vendo o jogo enquanto deveriam estar no plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.