Contraf Brasil: Conjuntura política nacional para a agricultura familiar

Registro sindical e fortalecimento dos programas foram temas centrais das reuniões da semana

A Contraf Brasil durante esta semana participou de reuniões com gestores do Governo Federal para tratar das pautas de reivindicações deste ano de 2018. Dentre os pontos principais está o registro sindical e fortalecimento dos programas que apoiam a reforma agrária, a produção e comercialização dos alimentos da Agricultura Familiar.

O coordenador da Contraf Brasil, Marcos Rochinski, avalia a conjuntura política para a agricultura familiar desta semana e destaca que o maior problema em avançar nos programas tem sido o corte e contingenciamento dos recursos para a agricultura familiar. Clique e ouça Aqui na íntegra

“Durante esta semana participamos de algumas reuniões para tratar do desenvolvimento de algumas políticas públicas e já tivemos informações que haverá contingenciamento de recursos. Se acontecer como no ano passado não teremos como avançar e as políticas ficarão estagnadas. Além disso, outro problema são os encaminhamentos de processos previdenciários, onde muitas agências do INSS, nos municípios, estão travando o processo. Não vamos aceitar que os agricultores e agricultoras familiares fiquem prejudicados com medidas que venham retirar os nossos direitos’, diz Marcos.

Caso o INSS e Ministério do Trabalho não resolvam a situação das agências que estão impedindo o acesso do benefício aos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar, a Contraf Brasil alerta que haverá mobilizações e atos para que seja garantido o direito do agricultor e agricultora ao benefício da aposentadoria.

Clique e ouça Aqui na íntegra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.