Aumenta o número de casos de estupro em São Paulo

O número de estupros registrados no estado de São Paulo teve uma alta de quase 26% em fevereiro, comparado com o mesmo período do ano passado. Saiu de cerca de 790 para quase mil boletins de ocorrência registrados.

O crescimento é maior principalmente no interior do Estado. Enquanto na capital o número de estupros aumentou cerca de 20%, no interior o crescimento é de quase 31%.

A alta mantém uma tendência de aumento nos casos de violência contra mulher.

Segundo o Secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Barbosa o fato de cerca de 80% da violência sexual contra as mulheres acontecer entre conhecidos torna mais difícil a intervenção das forças de segurança. “De 79% a 82% dos crimes de estupro envolvem pessoas que se conhecem. Portanto, são crimes que dificultam de certa forma a ação dos organismos de segurança, mas a notificação desses crimes impede a reiteração da prática do crime”.

O secretário lamentou o aumento de violência contra a mulher, mas comemorou a redução no número de vítimas de homicídio e de casos de latrocínio em todo o estado.

Os casos de homicídios dolosos caíram quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de vítimas sofreu redudução de 312, em fevereiro do ano passado, para 246, em fevereiro desse ano. Os números são os menores desde 2001.

Já os casos de latrocínio, ou seja, roubos seguidos de morte, caíram 35% em todo o estado, de 34 para 22 registros.

Também foram registradas quedas em roubos de cargas, assalto a bancos e furtos de veículos.

Já o número de furtos subiu 9% em fevereiro. Um crescimento atribuído ao período de carnaval que vem atraindo cada vez mais pessoas, especialmente na capital paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.