Apresentação Musical de Z. Karkowski, dia 28 na UDESC

Publicado em: 25/10/2010 às 20:15
Apresentação Musical de Z. Karkowski, dia 28 na UDESC

Nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, o compositor polonês Zbigniew Karkowski estará ministrando no Centro de Artes – CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC a oficina “COMPOSING THE COMPOSER – Deconstruction of a myth about composing new music.”(Compondo o compositor – Destruição do mito sobre a composição da nova música). Nesta oportunidade Karkowski demonstrará como é fácil compor música experimental se o compositor o fizer descompromissado e dissociado dos meios acadêmicos e tradicionais de composição, bem como irá provar a sua polêmica afirmação de que “all people working in academia are just sore losers…”. Segundo ele, para se criar o novo, todas as regras convencionais e pensamentos sobre a música tradicional devem ser destruídos.

Karkowski é compositor e artista nascido em 1958, na cidade de Cracóvia, na Polônia, atualmente reside em Tóquio, no Japão. No seu currículo constam diversos estudos nas áreas de composição no State College of Music em Gotemburgo, Suécia, estética da música moderna no Departamento de Musicologia da Universidade de Gotenburgo e música computacional na Chalmers University of Technology. Depois de completar seus estudos na Suécia, cursou sonologia por um ano no Royal Conservatory of Music em Den Haag, Holanda. Durante este período, participou de mastercourses de composic organizados pelo Centre Acanthes em Avignon e Aix-en-Provence, França, onde teve a oportunidade de estudar com grandes nomes da música contemporânea e de vanguarda, tais como Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez, Georges Aperghis, além de outros.

Dentre os seus trabalhos estão peças para grande orquestra (encomendadas e executadas pela Gothenburg Symphony Orchestra), além de uma ópera e diversas peças de música de câmara executadas por conjuntos na Suécia, Polônia, e Alemanha. Além de ser membro fundador do trio de performance eletroacústica interativa “Sensorband”, ao longo dos anos ZK colaborou com diversos artistas de renome mundial, dentre os quais podem ser citados: ), Merzbow, Blixa Bargeld (Einstürzende Neubauten), The Hafler Trio, Stelarc, John Duncan, Aube, Tetsuo Furudate, CCCC, KK Null, Antimatter, Francisco Lopez, Kasper T. Toeplitz, Peter Rehberg e Li Chin Sung.

Atualmente Karkowski é considerado um dos maiores expoentes mundiais da música experimental e de ruído.

O evento é promovido pela produtora catarinense INE – International Noise Exchange, GPTAIPI (Grupo de Pesquisa Telepresença em Ambientes Imersivos, Participativos e Interativos da Profa. Yara Guasque), Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, PPGAV, e pelos Departamentos de Artes Visuais e de Musica da UDESC.

Serviço: evento gratuito aberto a comunidade.

Oficina: dias 26 e 27 de outubro de 2010

Local: Sala Básica 04 do Bloco Amarelo do CEART/Itacorubi

Horário: das 20:00 às 21:00.

Apresentação: dia 28 de outubro de 2010

Local: auditório de música do Bloco Verde do CEART/Itacorubi.

Deixe uma resposta