Por Claudia Weinman, com imagens de Paulo Fortes, para Desacato. info.
Jair Stahler, da Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação/Sitiex, informa em transmissão ao vivo, sobre reunião hoje pela tarde com representantes das agroindústrias do Extremo-oeste Catarinense. A JBS, unidade de suínos em São Miguel do Oeste havia informado os/as trabalhadores/as que faria um “abate extra” no sábado, dia 28, mesmo diante da pandemia do Covid-19.
Stahler e o presidente do Sitiex, Inácio Hemsing, participaram da reunião e reiteraram à empresa que tal atitude seria uma “afronta” aos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato saiu vitorioso e não será feito o “abate extra” no sábado. “A área da alimentação é considerada como atividade essencial não só do país, mas do mundo. Nas agroindústrias os/as trabalhadores/as continuam indo até seus locais de trabalho e nós temos cobrado todas as medidas de proteção para que os/as trabalhadores/as fiquem menos expostos, como por exemplo, a redução da produtividade. Entendemos que esses são locais onde as pessoas estão em número grande, aglomeradas e por isso estamos tentando negociar algumas medidas”, disse Stahler.
Confira a transmissão ao vivo:
Atividade extra no sábado é cancelada
Jair Stahler explicou ainda que na manhã desta terça-feira, dia 24, ao serem informados da atividade extra agendada para este sábado, imediatamente se tomaram as providências. “Pensamos que mesmo com toda essa problemática no mundo, com o pedido para que a população fique em casa, a empresa tinha anunciado que estaria fazendo uma atividade de abate extra no sábado. Nós tomamos conhecimento disso ao mesmo tempo em que a empresa chamou o sindicato para uma conversa e a nossa posição foi firme, que o sindicato não concorda com essa atividade, que isso seria um desrespeito com os/as trabalhadores/as. Entendemos que seria um risco maior, mais um dia de exposição. Tivemos a conversa com a empresa e saímos para acompanhar o desenrolar da situação. O gerente se comprometeu em nos dar retorno. Pedimos para que a empresa suspendesse”.
Do lado de fora da empresa, Stahler enfatizou que o Sitiex permaneceu fiscalizando os ônibus que chegavam e se estavam sendo cumpridas as medidas de redução do pessoal em 50%, conforme decreto do Governo do Estado. “Foi nesse momento que nos chamaram novamente para dentro da empresa e os gerentes comunicaram ao sindicato que, diante do nosso posicionamento, eles suspenderam o abate extra. Nenhum trabalhador terá de trabalhar no sábado para fazer atividade extra. Consideramos essa uma grande vitória da categoria”.