Vitória: sindicato consegue suspensão do “abate extra” na JBS, unidade de suínos de São Miguel do Oeste

    Por Claudia Weinman, com imagens de Paulo Fortes, para Desacato. info.

    Jair Stahler, da Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação/Sitiex, informa em transmissão ao vivo, sobre reunião hoje pela tarde com representantes das agroindústrias do Extremo-oeste Catarinense. A JBS, unidade de suínos em São Miguel do Oeste havia informado os/as trabalhadores/as que faria um “abate extra” no sábado, dia 28, mesmo diante da pandemia do Covid-19.

    Stahler e o presidente do Sitiex, Inácio Hemsing, participaram da reunião e reiteraram à empresa que tal atitude seria uma “afronta” aos trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato saiu vitorioso e não será feito o “abate extra” no sábado. “A área da alimentação é considerada como atividade essencial não só do país, mas do mundo. Nas agroindústrias os/as trabalhadores/as continuam indo até seus locais de trabalho e nós temos cobrado todas as medidas de proteção para que os/as trabalhadores/as fiquem menos expostos, como por exemplo, a redução da produtividade. Entendemos que esses são locais onde as pessoas estão em número grande, aglomeradas e por isso estamos tentando negociar algumas medidas”, disse Stahler.

    Confira a transmissão ao vivo:

    Atividade extra no sábado é cancelada

    Jair Stahler explicou ainda que na manhã desta terça-feira, dia 24, ao serem informados da atividade extra agendada para este sábado, imediatamente se tomaram as providências. “Pensamos que mesmo com  toda essa problemática no mundo, com o pedido para que a população fique em casa, a empresa tinha anunciado que estaria fazendo uma atividade de abate extra no sábado. Nós tomamos conhecimento disso ao mesmo tempo em que a empresa chamou o sindicato para uma conversa e a nossa posição foi firme, que o sindicato não concorda com essa atividade, que isso seria um desrespeito com os/as trabalhadores/as. Entendemos que seria um risco maior, mais um dia de exposição.  Tivemos a conversa com a empresa e saímos para acompanhar o desenrolar da situação. O gerente se comprometeu em nos dar retorno. Pedimos para que a empresa suspendesse”.

    Do lado de fora da empresa, Stahler enfatizou que o Sitiex permaneceu fiscalizando os ônibus que chegavam e se estavam sendo cumpridas as medidas de redução do pessoal em 50%, conforme decreto do Governo do Estado. “Foi nesse momento que nos chamaram novamente para dentro da empresa e os gerentes comunicaram ao sindicato que, diante do nosso posicionamento, eles suspenderam o abate extra. Nenhum trabalhador terá de trabalhar no sábado para fazer atividade extra. Consideramos essa uma grande vitória da categoria”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.