Violão, canto e piano no concerto do Centro de Música Brasileira em outubro

No dia 21 de outubro, sábado, às 18h, Fábio Bartoloni ao violão começa o recital do Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. Em seguida apresentam-se Patrícia Teixeira no canto e Vagner Ferreira ao piano. Grátis!

No repertório, Fábio Bartoloni interpreta Achille Picchi, Adelaide Pereira da Silva, Daniel Murray, Giacomo Bartolini, João Luiz Osvaldo Lacerda. O violonista é Doutor em Performance pela Arizona State University.

O duo Patrícia Teixeira Vagner Ferreira tocam obras de Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Ernani Braga, João Octaviano, Osvaldo Lacerda,

Vagner Ferreira, Villa LobosVillani-Côrtes e Waldemar Henrique. A cantora é pós-graduada em Canto e Expressão pela Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó, pós-graduada no Curso de Formação Integrada em Voz Artística pelo Centro de Estudos da Voz. O pianista é Bacharel em Música pela UNESP, aluno do pianista Nahim Marun. É Mestre em Performance e Pedagogia do Piano, pela Penn State University na Pennsylvania, orientado pelo pianista Dr Timothy Paul Shafer.

Centro de Música Brasileira tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. É mantido financeiramente pela pianista Eudóxia de Barros, Presidente do CMB, tem apoio da Camisaria Colombo e parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório. A última apresentação do ano será dia 18 de novembro com Antônio Carlos Magalhães, no cravo e o Coro Osvaldo Lacerda, sob regência de Bruno Costa.

 

Programa

1ª parte – Fábio Bartoloni, violão

 

Osvaldo Lacerda – Moda Paulista

Adelaide Pereira da Silva – Ponteio nº 1

Daniel Murray – Prelúdio I

João Luiz – Prelúdio 1

Achille Picchi – Prelúdios 10 e 12

Giacomo Bartoloni – Sonata Retratos (I Prólogo II Allegro III Scherzo IV Finale)

 

2ª parte

Patrícia Teixeira, canto
Vagner Ferreira
, piano

 

Waldemar Henrique – Fiz da Vida uma Canção – Valsa

Cláudio Santoro – Ouve o Silêncio (Texto de Vinicius de Morais)

Osvaldo Lacerda
Lembrança de Amor (Texto de Vicente de Carvalho)
Brasiliana nº 6 – Piano Solo – I Ingênuo (Tema e Variações), II Movido, III Amoroso  IV Moderadamente Movido

João Octaviano – Canção da Rua da Brasilianas nº 2 – Texto de Menotti del Pichia

Vagner Ferreira – Elegia “in memoriam Camargo Guarnieri” – Piano Solo

Camargo Guarnieri – Quatro Cantigas (poesias do folclore) – I A Cantiga da Mutúca, II Cantiga, III Não Sei… IV – Vamos dar a Despedida

Heitor Villa-Lobos – Canção de Amor nº 3 das Quatro Canções da Floresta Amazônica – Texto de Dora Vasconcellos

Ernani Braga – Aboio – Toada de boiadeiros do sertão cearense

Edmundo Villani-Côrtes – Sina de Cantador – Texto de Júlio Bellodi

 

Currículos

 

Fábio Bartoloni é Doutor em Performance pela Arizona State University, onde foi professor assistente e recebeu a Bolsa de Estudos Richard and Babette Burns. Ao final do curso foi escolhido como Outstanding Graduate entre todos os formandos em Artes. Também é Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Teve entre seus Mestres Frank Koonce, Giacomo Bartoloni, Henrique Pinto e Gisela Nogueira. Recebeu o Joan Frazer Memorial Award 2016-2017. Já se apresentou em diversas cidades como Londres, Paris, Cambridge, Laon, Darmstadt, Mannheim, La Paz, São Paulo, Phoenix, Scottsdale e Rio de Janeiro, entre outras, como solista e camerista (Duo Bartoloni, Quarteto Tau, Duo Lucatelle-Bartoloni, Trio Elipsoidal). Frequentemente realiza a estreia/primeira gravação mundial de obras, muitas dedicadas ou encomendadas por ele, tanto para violão solo como para grupos de câmara. Foi diretor artístico do Concurso Nacional de Violão Musicalis e do Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da FITO. Foi palestrante na Convenção da Guitar Foundation of America na Universidade de Miami em 2019, tendo como tema o Estudo 11 para Violão de Villa-Lobos, mesmo ano onde apresentou comunicação no Simpósio Hands-On Guitar em Portugal. Mais recentemente se apresentou na série virtual da Phoenix Guitar Society (EUA) e no XXX Congresso da ANPPOM com o Duo Lucatelle-Bartoloni. Depois de diversos álbuns de música de câmara, em 2021 lançou seu primeiro álbum solo, “Retratos, Prelúdios e Canções” pelo selo Soundset, assim como o single “Invierno Porteño”, em homenagem ao centenário de Astor Piazzolla.

 

Patrícia Teixeira, soprano é pós-graduada em Canto e Expressão pela Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó – (FACEC), pós-graduada no Curso de Formação Integrada em Voz Artística pelo Centro de Estudos da voz (CEV). Bacharel em Piano Erudito pela Faculdade Santa Cecília (FASC) e Licenciada em Música com ênfase em Canto pela Universidade do Vale do Rio Verde – (UninCor). Técnica em Regência Coral pela Universidade Livre de música Tom Jobim (ULM) e em Piano Erudito e Canto Erudito pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Atuou como maestra e preparadora vocal em diversos projetos e atualmente é professora de Canto Erudito e Canto Coral da Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté. É presidente, maestra e preparadora do coral da Associação de Coros do vale do Paraíba (ACVAP). Já atuou em alguns papéis de ópera como: Adina em L’elisir d’amore, segunda dama em A Flauta mágica, Manoelita em Carmen e como coralista em outras óperas. Já solou diversas obras como o Requiem de MozartRequiem de FauréMissa em Sol maior de Schubert, Missa em Dó menor de Mozart e em vários projetos de música de câmara. É uma das idealizadoras do Projeto MusiVale, um coletivo de músicos do Vale do Paraíba que se apresenta em diversas formações com repertório bastante variado e cujo concerto de estreia aconteceu na Cripta da Sé (Concertos na Cripta), em São Paulo apresentando entre outras obras, o Stabat Mater de Pergolesi.

 

Vagner Ferreira, piano, iniciou seus estudos em Mirassol (SP) tendo sido aluno da professora Zuleica de Carvalho Moreira (aluna de Guilherme Fontainha) e posteriormente, estudou por vários anos com o pianista Antonio Bezzan. Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, onde foi aluno do pianista Nahim Marun. É Mestre em Performance e Pedagogia do Piano, pela Penn State University na Pennsylvania (USA), onde foi orientado pelo pianista e professor Dr Timothy Paul Shafer. No Brasil, atuou como solista com as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Limeira, Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Música e nos Estados Unidos, foi solista junto à Penn State Symphony Orchestra (Concerto-prêmio pelo 1º Lugar no Penn State Concerto Competition de 2006). Na Europa, foi um dos pianistas convidados do Projeto Klassik am Weberplatz realizado em 2015 em Postdam (Alemanha), uma noite inteiramente dedicada a concertos para piano e orquestra. Nessa ocasião, acompanhado pelo Maestro Knut Andreas à frente da Symphonieorchester Collegium Musicum Potsdam, solou o Rondó Brilhante, de Mendelssohn, e a Fantasia Brasileira n.3 de Francisco Mignone. Foi novamente convidado a se apresentar na Alemanha em 2019, apresentando-se na Embaixada Brasileira em Berlin e na Berliner HandelSaal, com obras de Amaral Vieira, Mozart e Henryk Gorécki, acompanhado novamente pelo Maestro Knut Andreas à frente da Jugendsinfonieorchester Berlin am Georg Friedrich Handel Gymnasium. Em 2000 foi vencedor do Prêmio Tomás Terán como “Melhor intérprete de Bach” no Concurso em Homenagem a J.S.Bach, realizado pelo Teatro Municipal de Niterói. Dentre os vários concursos de piano que participou, obteve o primeiro lugar no Concurso Souza Lima, Concurso Paulo Giovanini (Prêmio Recital Solo na Esber Recital Hall – USA), Concurso Nacional de Dracena, Concurso Nacional de Marília e no “Berklee Open Music Festival” (1º lugar + bolsa de estudos). Como pianista camerista, trabalhou com a primeira turma de os alunos da Academia de Música da OSESP, em recital na Sala São Paulo (2006). Juntamente com um grupo de jovens músicos de São Paulo, participou da formação inicial do projeto de música de câmara Pianosofia, criado pelo pianista brasileiro Cristian Budu. Com a soprano Edna D´Oliveira apresentou o espetáculo “Un Voyage a Paris” dentro da programação do Festival de Música de Curitiba (2021) e no Teatro Municipal de Sorocaba dentro da Série Schaeffler-Música. Integrou o grupo “Cantos do Brasil”, com a soprano Érika Muniz e a mezzo Mariana Valença. Com o baixo Marcos Ribeiro, a convite do violoncelista Peter Dauelsberg, apresentou diversas vezes repertório de canções alemãs para canto e piano (especialmente o Dichterliebe de Schumann) no Teatro Municipal de Petrópolis, Museu da Independência –SP, Centro Cultural do Banco do Brasil – unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Realizou a primeira gravação mundial da Sonata para Piano, do compositor ítalo-brasileiro Fulvio Ferrari e dedicada à Amaral Vieira. Esta gravação integra o acervo de vídeo-partituras do Instituto do Piano Brasileiro. Em 2024 irá se apresentar em algumas cidades da Itália e da Alemanha, com repertório exclusivamente de música brasileira.

Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 353 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, apoio da Camisaria Colombo, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Vídeos

Fábio Bartoloni plays Villa-Lobos Étude 11 – 1928 Manuscript https://youtu.be/TVFeV5ByS2I?si=Ga_dDyzcjHXcCdMe
Fábio Bartoloni  – Achille Picchi 70 anos! – Prelúdio 10 – https://youtu.be/OHHSntJmqNI?si=sCwxmMEssHv3kjO2

Vagner Ferreira – Guarnieri Sonatina IV – https://youtu.be/c7ZKGbg8D0c?si=o_9V1ISNOaY6_OTR
Vagner Ferreira  – Villa-Lobos – Alma Brasileira

https://youtu.be/6VCa7Qy536Y?si=zFXJgrmUpcXxZPIE

 

Fotos

 https://drive.google.com/drive/folders/1cdDnsy55r_XPY9tvy32I5jvv3JByXITA?usp=sharing

 

Serviço:

21 de outubro, sábado, às 18h

 

Centro de Música Brasileira

 

Fábio Bartoloni (violão)
Patrícia Teixeira (canto) e Vagner Ferreira (piano)

Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade

130 lugares
Duração: 2h

Classificação Livre

Grátis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.