Por Leandro Monerato.
Não é a democracia em abstrato que está em perigo. É o governo de Lula eleito pelos trabalhadores pobres contra tudo e todos! Contra a terceira via e contra o bolsonarismo.
O governo de Lula, ou seja, o governo democrático, o governo eleito pelo povo pobre e trabalhador está sitiado. Todos os dias o “mercado”, ou seja, os banqueiros imperialistas e seus serviçais baratos, chantageiam diuturnamente o governo.
Que se atue para buscar os financiadores da movimentação é o mínimo. Mas outra questão se impõe: quem deixou que tudo isso ocorresse de maneira tão banal?
O recado de ontem foi claro. Todo o aparato militar do país está contra o governo. Exército, Abin, Polícia Federal, Polícias Militares deixaram um pequeno grupo de pessoas comuns entrassem nas três sedes dos poderes da República. Não foi apenas o GDF e seu secretário bolsonarista os responsáveis. É preciso averiguar a situação com cuidado.
O PT foi derrubado por todo o Estado nacional em 2016 e desde lá o aparato foi transformado e ocupado. Não se sabe mais quem é quem. Confiar nas instituições seria ingênuo e mortal. As instituições são pessoas.
O governo Lula corre risco. E é preciso que o povo que o elegeu defenda-o. Pois defende-lo é defender o direito a comer e trabalhar. É o direito à soberania nacional.
CUT, MST, movimentos populares, de moradia, torcidas antifascistas, sindicatos, todos devem se juntar e organizar uma vigília em defesa da democracia, um acampamento vermelho que dê proteção real a Lula e seu governo e exponha permanentemente as pautas dos trabalhadores para lembrar a todos os golpistas que a democracia não é uma mera palavra.
ResponderEncaminhar
|