Uma opção contra o “Menos Pior”: O Voto Nulo

    Por Priscila Lopes.

    Por diversas razões, somos levados a crer que anular o voto é desperdiçá-lo. Que mesmo não satisfeitos com os candidatos apresentados, devemos escolher o “menos pior”.

    Anular o voto é um ato político tanto quanto votar em um dos candidatos. Anular o voto é também votar contra o menos pior. Ao optar pelo Nulo, estamos manifestando nossa insatisfação.

    Precisamos refletir sobre o nosso voto.  Votar no/a candidato(a) que nos agrada sem influência das pesquisas. É fato que a maioria das pessoas vota em quem, segundo “pesquisas”, tem mais chance de ganhar. Os donos do poder e a mídia fazem de tudo para a maioria de nós acreditar que estaremos desperdiçando nosso voto ao optar por alguém dos partidos com menor tempo e orçamento para fazer campanha eleitoral. Dessa forma mantemos sempre os mesmos grupos no poder. Pensem: os partidos que costumamos reeleger naturalmente dispõem de mais recursos para investir em campanha eleitoral que os demais. Se queremos mudar essa situação devemos aprender a votar. Devemos respeitar nosso instinto quando nos diz para votar em outro candidato, que não o que as pesquisas sugerem. E quando não estivermos satisfeitos com nenhum, votarmos NULO.

    Por que anular meu voto neste 2º turno em Florianópolis?

    GEAN representa os corruptos da Operação Moeda Verde e os interesses da Família Berger, que se utiliza dos cargos políticos na Grande Florianópolis para fortalecer seus próprios negócios.

    CESAR JR e JOÃO AMIN são herdeiros de políticos beneficiados pela  Ditadura. Defendem a tese de Menos Estado e Mais Mercado, ou seja: reduzem a responsabilidade dos governos pelos serviços essenciais da população para beneficiar empresas privadas.

    À frente do governo de Santa Catarina e da capital Florianópolis, os grupos políticos de Gean e de Cesar Jr:

    1.      Defendem a privatização de hospitais públicos (Hospital Florianópolis, HU e serviços do SUS)

    2.      Apoiam a exploração imobiliária ao invés da criação do Parque da Ponta do Coral, projeto de área pública de lazer (Cesar Jr. diz ser contrário à construção “de um prédio de 22 andares”, não contra o polêmico empreendimento Hantei que privatiza a área)

    3.      Mantém em uma única secretaria a Cultura, Esporte e Turismo, ignorando necessidades específicas de cada setor

    4.      Estabelecem esquemas de favorecimento em editais e licitações

    5.      Cometem Crimes Eleitorais de corrupção com troca de favores e compra de votos

    6.      São responsáveis pelo sucateamento de escolas públicas e pelos principais problemas na Educação

    7.      Interferem nas organizações comunitárias assediando as lideranças populares intimidando e criminalizando movimentos sociais

    8.      Impedem, manipulam e ignoram o controle social e colaboração da população representada nos conselhos de direito (Conselhos de Saúde, Assistência Social, dos Direitos da Mulher, Educação, Cultura)

    9.      Ignoram as vocações econômicas da cultura local, como a Maricultura e a Pesca Artesanal

    10.  Apoiaram alterações no Código Florestal Estadual e Federal para beneficiar a exploração do meio ambiente

    11.  Mostram-se contra a criação da Região Metropolitana e gestão consorciada entre municipios, que trazem benefícios como a tarifação telefônica local, desenvolvimento regional planejado e integrado, desperdiçando verbas federais, parceria na destinação e solução adequada do saneamento básico e outras vantagens ligadas aos financiamentos habitacionais, preservação hambiental, da mobilidade urbana e das diversas infra-estrutura e políticas públicas

    12.  São favoráveis a manter o Transporte Público privatizado, no poder das mesmas empresas

    13.  Ignoram alternativas sustentáveis que garantam a salvaguarda dos nossas Dunas, Manguezais, Rios, Côrregos, Praias, Lagoas, Baías e Mar ao planejar as políticas de saneamento para a cidade

    14.  Apoiam  Orla só para os interesses do capital imobiliário e hoteleiro, náutico e do setor da pesca Industrial

    15.  Contrários às demandas territoriais das populações tradicionais (índios, negros e pescadores artesanais)

    16.  Dificultam a execução plena das politicas afirmativas de Igualdade Racial

    17.  Favorecem a especulação imobiliária e prejudicam as políticas habitacionais e fundiária para populações de baixa renda

    18.  Acobertam os Crimes Ambientais e Contra a Saúde Pública, cometidos pelo serviços de Saneamento Básico, prestados pela CASAN, Prefeitura e Governo do Estado

    19.  etc etc etc…

    Estes são alguns dos motivos pelos quais você pode e deve votar NULO, se sua dúvida for sobre como se posicionar diante da falta de opção no 2º turno. Opção não falta: melhor anular nosso voto agora para mais adiante não nos sentirmos traidores de nós mesmos, responsáveis por termos contribuído pela ascensão de um ou de outro.

    2 COMENTÁRIOS

    1. As campanhas políticas dos candidatos para o 2º turno das eleições em Florianópolis tomaram um rumo deprimente, onde eles divulgam informações na mídia e logo são desmentidos pelo outro. Agora pare e pense: se os dois candidatos divulgam informações que parecem duvidosas, em quem eu deveria confiar? E se as informações são desmentidas na própria campanha, por que não é feito uma apuração de tal fato com intúito de punir a quem divulgou falsas informações? Pra que serve a ficha limpa se os candidatos que estão disputando a eleição podem divulgar informações como essas? Ai podem pensar que estou fazendo acusações, mas é só assistir um pouco de horário político e vocês mesmo irão ver esses fatos ocorrendo… Sobre votar nulo? Não é uma questão de perder o voto e sim de não disperdissá-lo com candidatos que me parecem duvidosos. Meu voto é NULO!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.