Uma corrente solidária garantiu a 13º remuneração na Cooperativa Comunicacional Sul

Na edição no 395 do JTT A Manhã Com Dignidade, José Álvaro Cardoso surpreendeu-nos ao defender, ao vivo, em sua coluna “Análise da Economia”, que a Cooperativa Comunicacional Sul (CCS) tivesse condições de distribuir uma 13º remuneração para seus trabalhadores e trabalhadoras este ano. Já era 10 de novembro, tínhamos pouco tempo para trabalhar uma proposta tão generosa quanto necessária para uma equipe pequena, cujo maior valor da distribuição mensal, infelizmente, não atinge um salário mínimo e meio. A ideia virou uma campanha que obteve a adesão de 19 entidades, superando a meta inicial de arrecadação (R$ 6.990,00). José Álvaro, com o apoio dos jornalistas Sérgio Honrich e Julio Castellain e do diretor do Dieese, Ivo Castanheira, protagonizaram uma linda demonstração de solidariedade, nesse ano em que o Portal comemorou seus 15 anos de existência.

As entidades integrantes da campanha pelo 13º participaram do sorteio de espaços de divulgação na capa do Portal Desacato e na abertura do JTT, que valerão por todo ano de 2023. Dia 22 de novembro, às 18h30, em transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube de Desacato, realizei o sorteio com a Sofia Andrade, vice-presidente da CCS. As três entidades escolhidas pelo ‘sorteio.com’ foram: Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau); Stimmmet (Sindicato dos Metalúrgicos de Timbó); e Sinasefe – Seção Sindical FSC (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional). Os números foram distribuídos por ordem de adesão à campanha e a quantidade de números por entidade variou de acordo com o valor aportado. Cada quota de R$ 250,00 proporcionou um número. Segue abaixo link com o momento do sorteio:

Num ano em que alargamos nosso vínculo jornalístico e militante com os movimentos sociais, com os povos originários, povo negro, povo LGBTQIA+, povo agricultor, das periferias, do campo e da cidade, não só em Santa Catarina, mas por todo Brasil, fechar o ano com essa campanha é para nossa Cooperativa a vitória política e comunicacional de aproximar nossa relação com as organizações da Classe Trabalhadora.

Preciso aqui registrar todas as entidades que participaram da campanha. Independe dos valores que aportaram, todas demonstraram dividir conosco a compreensão de sem informação verdadeira e inclusiva não poderemos desconstruir o mundo de ilusões deixado pelo nazifascismo. São elas:

Fetigesc (Federação Nacional dos Trabalhadores Gráficos);

Sec Floripa (Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis);

Sintiplasqui (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico, Plástico Descartáveis e Flexíveis, Químicos, Farmacêuticas e de Borracha);

Sindetranscol (Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano);

Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau);

Fetramesc (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado);

Stimmmet (Sindicato dos Metalúrgicos de Timbó);

Sintratuh (Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares da Grande Florianópolis);

Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações em Santa Catarina);

Força Sindical;

Sinproesc (Sindicado dos Professores do Estado de Santa Catarina);

Sindaspi (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina);

STIV (Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Jaraguá do Sul);

Sindmet (Sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Jaraguá do Sul e Região);

Sinsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região);

Sinasefe – Seção Sindical FSC (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional);

Sindicato dos Empregados da Saúde de Joinville e Região;

Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Jaraguá do Sul;

Sindicato dos Empregados no Comércio de Jaraguá do Sul e Região.

Sindprevs/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina).

Feticom (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de SC).

Nossa luta para fazer crescer a mais antiga e atuante mídia independente de Santa Catarina entrará no seu 16º ano em 2023. Temos na mesa de trabalho novos e ousados projetos que contam com a parceria de leitores, leitoras e entidades para se concretizar. Estamos com o coração inspirado pela vitória eleitoral mas não temos ilusões de que será um ano fácil. Serão anos de muito trabalho duro para reconstruir um país. Nunca nosso lema fundacional foi tão atual: “informar para educar, educar para formar e formar para transformar”. É nessa trincheira que vamos nos manter e contamos com todas e todos para seguirmos avançando. Só com a garantia do direito humano à informação poderemos definitivamente superar a barbárie.

Rosangela Bion de Assis

Jornalista, poetiza e presidenta da Cooperativa Comunicacional Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.