Sul 21.- Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta que 23% dos brasileiros já fizeram uso de algum dos medicamentos do chamado Kit Covid para o “tratamento precoce” contra o coronavírus, incluindo pessoas que não contraíram a doença.
De acordo com a pesquisa, esse grupo afirmou ter feito uso precoce ou preventivo de medicamentos como a hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e ivermectina, que compõe o Kit Covid. A pesquisa revela que 12% dos entrevistas tomaram algum desses medicamentos por conta própria e 11% após receita médica.
O levantamento diz ainda que 6% dos entrevistados fizeram uso do remédio porque haviam testado positivo para a doença e 5% porque estavam com suspeita de covid-1. Contudo, 12% fizeram o tratamento para prevenir a infecção.
Não há qualquer comprovação científica de que algum medicamento, não apenas os do chamado Kit Covid, ajude a evitar o contágio pela covid-19. Da mesma forma, até o momento, não há comprovação de que esses medicamentos sejam eficazes, assim como já há relatos de que o uso indevido da ivermectina para o combate ao coronavírus tem causado problemas hepáticos. Contudo, o uso desses medicamentos foi incentivo pelo presidente Jair Bolsonaro e por aliados durante a pandemia.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.071 pessoas, de 146 municípios, entre os dias 11 e 12 de maio de 2021. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.