Ofício n.º 04/2014/CETEC
Florianópolis, 02 de outubro de 2014.
À Direção do Centro Tecnológico, aos Conselheiros da Unidade do Centro Tecnológico, a toda a Comunidade Acadêmica
Assunto: Nota de Repúdio sobre os acontecimentos do dia 02 de outubro de 2014
O Conselho das Entidades Estudantis do Centro Tecnológico – CETEC, por meio de seus Centros Acadêmicos filiados vêm a público repudiar a ação realizada pela Direção de Centro do CTC, através de seu Coordenador de Apoio Administrativo, Eugênio Luiz Gonçalves que, na manhã da quinta-feira, dia 02 de outubro de 2014, esteve no espaço do CETEC e, num gesto de agressão aos Centros Acadêmicos e à autonomia estudantil, espalhou deliberadamente o lixo que estava ao lado da lanchonete, proferindo que “(…) os estudantes que fazem festa não respeitam a universidade” e que mandaria interditar o local.
Entendemos que o desrespeito à universidade foi por parte da Direção, que agiu de maneira autoritária e equivocada, por não respeitar a autonomia estudantil e ignorar o fato de que não ocorrem festas no espaço há mais de mês, por decisão do próprio CETEC após seguidas conversas com a Direção de Centro.
Aproveitamos a ocasião para denunciar o descaso com que a Direção vem tratando o espaço físico do CETEC, proibindo que seja realizada a limpeza cotidiana, não realizando manutenções preventivas e corretivas, colocando a segurança dos próprios estudantes em risco, com extintores de incêndio vencidos, grades de seguranças oxidadas, banheiros com infiltrações e vazamentos e tomadas com curtos-circuitos.
Vale lembrar que a UFSC, em seu estatuto, artigo 3º, nos traz que
Art. 3º A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida.
Confirmamos nosso entendimento de que a Universidade possui papel essencial na promoção cultural, não somente aos estudantes, como a toda a população, que, através de seus impostos, a financia. Entendemos que suas responsabilidades vão muito além do tripé “Ensino-Pesquisa-Extensão” e não abriremos mão disso. Não compactuaremos com o esvaziamento dos espaços da universidade e com o distanciamento desta em relação à comunidade em geral.
Por isso, exigimos da Direção de Centro,
1. Que abra uma sindicância para apuração dos fatos da manhã do dia 02 de outubro e punição conforme a legislação atual.
2. Que se retrate publicamente, através de seu site, com toda a comunidade universitária, em especial os estudantes e servidores terceirizados que realizam a limpeza.
3. Que assuma suas responsabilidades com o espaço físico do CETEC, realizando a limpeza e manutenção preventiva e corretiva.
4. Que abra um canal de diálogo com os Centros Acadêmicos no intuito de formular uma política de integração e promoção de arte e cultura que atenda aos anseios dos estudantes e da comunidade acadêmica em geral.
Respeitosamente,
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – CAECA
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CAEE
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA – CAEL
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA CIVIL – CALEC
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS – CALEQA
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – CALESA
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – CALICO
CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CALIPRO
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS – CAMAT
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAME
CENTRO ACADÊMICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – CASIN