Conversamos nesta manhã, 11/07, com a vice-reitora recém eleita da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos sobre os cortes de verba na UFSC e os desafios da nova reitoria.
A educação brasileira sofre graves cortes de verbas, as universidades e institutos federais estão incluídas nesse processo e tem sido alvo constato do governo federal. Segundo Joana, na UFSC “tivemos um bloqueio de 26 milhões e um corte de 12 milhões. Nós temos um índice de 9,56% de redução do orçamento (…) um orçamento que serve para manter os estudantes na universidade (para bolsas, restaurante universitário, moradia estudantil, estrutura física, água, luz, etc..)”.
Apesar da tentativa do MEC de inviabilizar a a universidade com os cortes no orçamento, a vice-reitora afirma que “vão fazer todos os esforços para que isso não vulnerabilize ainda mais os estudantes (…) estamos fazendo uma análise orçamentária para que a gente tenha o menor impacto possível na vida estudantil e da universidade, vamos precisar negociar muito.”
A nova reitoria pretende estar em constante diálogo com a comunidade interna e externa a UFSC se pretende e não depender exclusivamente de emendas parlamentares, “nós entendemos que as emendas são para suplementar, mas o orçamento precisa vir do governo federal com tudo aquilo que é necessário para manter a universidade” diz Joana.
Assista à entrevista completa no link abaixo: