Renato Freitas, uma vitória contra o racismo institucional

Foto: Carlos Costa/CMC

Temos acompanhado no Portal Desacato o caso racista da cassação do mandato de Renato Freitas, vereador do Partido dos Trabalhadores de Curitiba. Hoje, 11/07, no JTT – A Manhã com Dignidade recebemos o Renato para falar sobre o caso e sobre a vitória, após muita pressão social e jurídica, da anulação da cassação.

Após participar de um ato no dia 5 de fevereiro em Curitiba contra a morte violenta e racista do imigrante Moïse Kabagambedo, Renato foi acusado de quebra de decoro parlamentar. A acusação foi feita com base em mentiras. Foi divulgada uma versão distorcida a respeito do ato realizado pelo movimento negro de Curitiba. Renato conta que o ex-vereador Eder Borges (PP) que pediu sua cassação “criou a fake news de que eu teria invadido uma igreja, interrompido uma missa e maltratado velhinhos. Isso tudo é mentira e já foi provado.”

Infelizmente esse não foi o primeiro ataque das forças repressivas do Estado contra Renato, ele conta que foi baleado, algemado e arrastado no asfalto pela Guarda Municipal enquanto panfletava em praça pública durante a campanha de 2018 em Curitiba.

A violência institucional e de grupos neonazistas só aumenta, Curitiba é a terceira capital com o maior número de células nazistas ativas no Brasil. O cenário é duro, mas o exemplo de Renato nos mostra que a saída é seguir resistindo e lutando contra as injustiças desse sistema capitalista.

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.