RBA.- O Sport Club do Recife, tradicional clube pernambucano, irá encaminhar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) comunicado sobre episódio de xenofobia ocorrido na última quarta-feira (24). Durante jogo contra o Criciúma, em Santa Catarina, parte da torcida da casa dirigiu insultos à equipe visitante. Em um dos vídeos, um torcedor com a camisa do Criciúma grita várias vezes: “Brasil é Sul!”.
“Ficamos tristes, em tempos como os atuais, presenciarmos xenofobia. Sei que isso não é uma posição ou uma ideia do povo de Criciúma, que sempre nos recebeu muito bem aqui, mas não podemos deixar de registrar que alguns torcedores ainda se comportam desta forma, com preconceito, com xenofobia”, afirmou o vice-presidente de competições do Sport, Augusto Carreras. “Temos imagens claras disso, vamos comunicar à CBF e deixar que a entidade tome as providências necessárias para coibir esse tipo de comportamento. Isso não é admissível.”
Uma das imagens foi obtida de dentro do campo. Mostra um grupo de torcedores do time da casa atrás do banco de reservas do time rubro-negro de Pernambuco. Entre vários xingamentos, aparece o torcedor que faz referência à região Sul. Também se ouvem gritos como “Fora” e “Vão embora” dirigidos à equipe visitante.
Vídeo do Sport em denúncia de xenofobia mostra torcedor do Criciúma gritando "Brasil é Sul" pic.twitter.com/I4VVTCQek7
— Oficial Sport Recife (@ofcsportrecife) May 25, 2023
“Nos minutos finais da partida, pessoas presentes na arquibancada localizada atrás do banco de reservas rubro-negro proferiram palavras de cunho preconceituoso à região do Clube – o Nordeste –, sugerindo inferioridade”, relata ainda o Sport. Integrantes da comissão técnica conversaram com o delegado da partida, para denunciar o episódio. Um deles lembra que xenofobia é crime.
Criciúma e Sport disputam a Série B, correspondente à segunda divisão do campeonato brasileiro. O jogo foi vencido pela equipe catarinense pelo placar de 1 a 0.
—