O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina torna público seu veemente repúdio à atitude do vereador Deglaber Goulart (PMDB), que, em sessão da Câmara Municipal de Florianópolis no dia 7 de outubro de 2013, agrediu e ameaçou a jornalista Roberta Kremer, repórter do jornal Notícias do Dia, inclusive pedindo a demissão da profissional. O Sindicato se solidariza com Roberta, que nada mais fez do que praticar a essência da função social do jornalista: coletar e difundir informação de interesse público.
Em atitude incompatível com a função pública que exerce, e demonstrando total incompetência para o trato com a imprensa, Deglaber Goulart insurgiu-se contra o conteúdo da matéria “Polêmica para desviar o foco”, publicada na página 10 do jornal Notícias do Dia de 3 de outubro, reproduzida na versão online do impresso. Mais que isso, desferiu um ataque inadmissível à repórter, à liberdade de imprensa e à inteligência da população florianopolitana.
Roberta Kremer é jornalista profissional diplomada, respeitada e admirada por seus pares por sua competência e profissionalismo. Na referida matéria, teve a conduta correta de todo bom profissional, de ouvir as partes envolvidas, inclusive reproduzindo declarações do vereador Deglaber Goluart.
O SJSC reafirma sua reprovação às agressões do parlamentar contra a jornalista e coloca sua assessoria jurídica à disposição da profissional para o que se fizer necessário.
A referência feita pelo vereador, da tribuna da Câmara Municipal da capital catarinense, a dirigentes do jornal e do Grupo RIC, torna imperativo um posicionamento da empresa, que não pode submeter os trabalhadores que contrata e o bom jornalismo aos interesses de quem quer que seja.