Início Agenda dos Trabalhadores e Trabalhadoras Senado restabelece proibição de trabalho aos feriados e regulamentação do trabalho aos...

Senado restabelece proibição de trabalho aos feriados e regulamentação do trabalho aos domingos no comércio

Foto: reprodução do Fa

Nesta terça-feira, 3/9, foi formulada uma questão de ordem, no Plenário do Senado, pelo senador Jacques Wagner, líder do PT na casa, sobre o equívoco da redação final da Medida Provisória 881, de 2019, que trata da liberdade econômica. No texto substitutivo aprovado pela Comissão Mista e pelo colegiado da Câmara dos Deputados, foram incluídos dispositivos que permitem o trabalho aos domingos e feriados, independente de negociação coletiva e lei municipal disciplinando a abertura do comércio. Isso foi questionado.

Ao responder à questão de ordem suscitada, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, decidiu acatar a questão e determinou a supressão de vários partes da redação, dentre elas a que previa a revogação dos artigos 6º, 6º-A e 6º-B da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, e os artigos 8º, 9º e 10 da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, que fixam regras para a abertura aos domingos e feriados no comércio com negociação coletiva com o sindicato da categoria e exigência de lei municipal.

Merece destaque o importante papel da nossa confederação, a CNTC, nossa federação, a FECOSUL e do Senador Paulo Paim, que construiu a articulação que viabilizou a aprovação do requerimento e que garantiu a correção dessa grande injustiça, que seria aprovada contra os trabalhadores do comércio.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio do RS e dirigente da CNTC, Guiomar Vidor, que acompanhou o processo de votação no senado, “proteger uma lei que foi fruto de negociação entre empresários e trabalhadores no ano de 2007, regulamentando o trabalho aos domingos e garantindo o descanso aos feriados, representa uma grande conquista à categoria comerciária, que é composta em sua grande maioria por mulheres”, destaca Vidor. Segundo o presidente, o senado corrige uma injustiça aprovada na câmara dos deputados.
Assim, foram suprimidos da MP as revogações dos §§ 1º e 2º do art. 227 e 319 da CLT (professores e empregados de empresas de telefonia), art. 6º, 6ºA e 6ºB da Lei 10.101 (Comerciários), art. 1º da Lei 4.178/1962 (Bancários) e os art. 8º, 9º e 10º da Lei 605/1979.
Abaixo confira íntegra do texto da questão de ordem apresentada:

Questão de Ordem
Sr. Presidente,
Formulo a presente questão de ordem com fundamento nos arts. 211, inciso III, e 325, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal.

Este Plenário aprovou o Requerimento (RQS) nº 709, de 2019, do Senador Fabiano Contarato, que pleiteava que se tomassem como não escritas as alterações feitas “nos artigos 67 e parágrafo único; 68 e parágrafo único; e 70, todos da CLT, com redação dada pelo art. 15 do PLV no 21, de 2019, por tratarem de matérias estranhas à Medida Provisória no 881,de 2019”.

Acontece que, como decorrência lógica do acolhimento desse requerimento, também deveriam ter sido considerados comonão escritos os incisos VI (caput e suas alíneas) e VII (caput e suas alíneas) do art. 19 do PLV, dispositivos esses que revogavam os arts. 6º, 6º-A e 6º B da Lei no 10.101, de 19 de dezembro de 2000, e os arts. 8º, 9º e 10 da Lei no 605, de 5 de janeiro de 1949.

A correção desse erro material é imperiosa.

À vista disso, tem a presente questão de ordem o objetivo de solicitar a Vossa Excelência encaminhe à Casa Civil novos autógrafos do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 21, de 2019, em substituição ao que foi encaminhado anteriormente, com a seguinte correção de erro material, qual seja,a supressão das alíneas “p” e “q” do inciso V e dos incisos VI, VII e IX, todos do art. 19 do PLV.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.