Por Sílvia Agostini, para Desacato.info.
Na noite de 29 de setembro, a Sede do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis/SC foi invadida por um homem que feriu dirigentes do partido Rogério Canali e Nina Marques e também destruiu equipamentos e computadores. O nome do homem, munido de facão, não foi divulgado embora tenha sido identificado na portaria do prédio comercial onde se localiza a Sede.
De acordo com a nota da Direção Executiva Municipal do Partido, esse ataque resulta da disseminação “de ódio por setores irresponsáveis da imprensa, judiciário, Ministério Público e aparelho policial, bem como manifestações inconsequentes e fascistas que se verificam nas redes sociais, consubstanciando-se em verdadeiro estímulo, incentivo, senão encorajamento, à prática de atos de insensatez e violência, no seio da sociedade”. Também reitera que vai prosseguir na luta em defesa da democracia.
Ano passado sofreram ataques também as sedes estadual e municipal de Joinville.
Leia nota oficial:
“NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE FLORIANÓPOLIS
Semear e praticar o ódio não é solução para a paz!
No dia de hoje, a sede do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis foi alvo de uma investida injustificada. Lamentavelmente e sem qualquer justificativa razoável, um cidadão desconhecido e, aparentemente, tomado de ódio, atacou o dirigente municipal que se encontrava trabalhando no local, agredindo-o fisicamente e produzindo-lhe graves lesões. Não satisfeito, descarregou sua ira quebrando parte dos móveis e equipamentos, inclusive computadores, existentes na instituição.
O Partido dos Trabalhadores de Florianópolis repudia, com todo vigor e veemência, a violência de que foi vítima, com seu dirigente, e atribui conduta delituosa desta dimensão como reflexo do ódio disseminado por setores irresponsáveis da imprensa, judiciário, ministério público e aparelho policial, bem como manifestações inconsequentes e fascistas que se verificam nas redes sociais, consubstanciando-se em verdadeiro estímulo, incentivo, senão encorajamento, à prática de atos de insensatez e violência, no seio da sociedade.
Ao longo de sua história, o PT, seus dirigentes e militantes, tem buscado a defesa da maioria de nosso povo e a justiça social, sendo incontestável que, ao mesmo tempo, nestes últimos anos, combateu a fome e a miséria, garantiu o pleno emprego, defendeu nossa soberania e elevou o país a patamares impressionantes com os governos Lula e Dilma.
O PT de Florianópolis não se abaterá com violência e ameaças como esta, e, por isso, reitera que prosseguirá firme na Luta em defesa da democracia e do nosso legado, e comunica aos seus partidários e à sociedade em geral que adotará todas as providências e medidas, no âmbito político, criminal e civil em consequência dos inusitados acontecimentos, para que a justiça seja assegurada e punido exemplarmente o delinquente.
Florianópolis 29 de setembro de 2017.
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis.”