O Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância, que tradicionalmente acontece em Itajaí (SC), este ano tem a sua 4ª edição em versão online, podendo ser conferido gratuitamente pelo público de todo o Brasil. A programação conta com transmissões ao vivo e exibição de vídeos gravados e segue até 27 de setembro disponível no site: www.festinfante.com.br
O Festinfante é pensado para crianças e suas famílias, e vai apresentar uma programação acessível e feita exclusivamente para o formato online. Com libras, legendagem para crianças surdas e ensurdecidas, o festival também oferecerá a audiodescrição para crianças cegas e com baixa visão.
Ao decorrer desta semana, quatro rodas de conversa e um lançamento de livro para infância serão realizadas ao vivo no site do evento, os convidados irão falar sobre produções culturais e festivais realizados durante a pandemia, como manter-se conectado ao público e ainda uma roda de conversa com participação de crianças, para ouvi-las e dialogar acerca das suas experiências e percepções a partir da programação do festival.
“As rodas de conversa, estas tão necessárias janelas de encontros que nos permitem possibilidades importantes de compartilhamento de experiências acerca de realizações, como por exemplo o nosso festival, em ambiente inteiramente virtual, uma novidade que compreende enormes desafios, são inestimáveis momentos de intercâmbio e fortalecimento entre as pessoas, profissionais de diversas áreas, entre projetos e iniciativas, artistas criadores e o público”, comenta Andréa Rosa, coordenadora e curadora do festival.
Curadoria
No estruturar uma programação de um festival para a infância está a responsabilidade de proporcionar um território de descobertas sensíveis para àqueles que têm sempre um olhar curioso sobre as coisas.
“O evento é um rico espaço de encontro, em todas as edições foi proporcionado às crianças a construção de conhecimento através da experiência com um caráter intenso de presença, portanto o maior desafio dessa edição foi, sem dúvida, pensar esse espaço em tempos de viver da janela para dentro. De que modo levar poesia e fruição mantendo a identidade afetiva e qualitativa das ações, quais ações virtuais oportunizariam experiências significativas, e como adaptar as linguagens foram os questionamentos que acompanharam todo o processo de curadoria. Entendendo a importância das manifestações culturais -especialmente no agora – pensar essa edição online é também provocar um novo olhar sobre as linguagens, sobre os artistas e suas produções, e sobre o quanto a arte é aberta a dialogar e se transformar no tempo atual. Em meio a um turbilhão de informações presentes na vida virtual, o Festinfante será uma oportunidade para os pequenos e grandes viajantes da nuvem compartilharem sorrisos, olhares e poesia em rede”, explica a curadora Deda Silveira.
O 4º Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância – Festinfante – Edição Online é realizado pela Patavinas Culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e Ministério do Turismo, com patrocínio do Fort Atacadista e Grupo Pereira, e o apoio da Celesc.
RODAS DE CONVERSA AO VIVO:
O papel do artista desdobrável com Denise da Luz e Max Reinert (Téspis Cia de Teatro / Itajaí – SC) e Luciano Pontes (Cia Meias Palavras / Recife – PE)
Ao vivo: Quarta (23/09) 19h30
Sobre a atividade: Nos últimos tempos os artistas têm sentido um acúmulo de funções, para além das suas práticas criativas. Além da criação, muitas vezes também é necessário ser educador, agente social, mediador, produtor, administrador, etc. Em épocas pandêmicas soma-se ainda a necessidade de se adaptar ao universo virtual e audiovisual para manter-se conectado ao público. Como se dá o papel e a lida desse artista desdobrável?
Festivais em quarentena com Cassio Correia (Animaneco / Joinville – SC), Poliana Bicalho e Renata Berenstein (Festival Petiz / Salvador – BA)
Ao vivo: Quinta (24/09) 19h30
Sobre a atividade: Dois festivais compartilham com a gente percepções, possibilidades e desafios acerca da experiência vivida, este ano, com a realização de uma edição no formato completamente digital, dos encontros virtuais no contexto de isolamento social.
Lançamento de Livro Pô!Ema e Conversa com a Autora Sandra Coelho (Itajaí/SC)
Ao vivo: Sexta (25/09) 19h30
“Pô! Ema – poesia de criança” foi construído especialmente para e com as crianças. São poemas que nasceram da experiência interativa, do Eranos Círculo de Arte do qual a autora do livro Sandra Coelho e o ilustrador Leandro Maman são integrantes, com crianças durante realizações da performance que mistura teatro, literatura e audiovisual intitulada “Pô!Ema”. Na performance, uma Ema comedora de letras, convida as crianças a acompanhá-la numa jornada poética onde juntos criam poemas para alimentar seus filhotes.
Crianças na roda: vozes de espectadores com Gilmara Goulart (VEM Espaço Multicultural / Timbó – SC) e Sabrina Moura (Articulando a Plateia / Blumenau – SC)
Ao vivo: Sábado (26/09) 16h
Sobre a atividade: As artistas, produtoras, educadoras e mediadoras Gilmara Goulart e Sabrina Moura recebem crianças, público do 4º Festinfante, para ouvi-las e dialogar acerca das suas experiências e percepções a partir da programação do festival.
Processos e distâncias com Elisa Taemi e Milena Marques (Nascedouro Gestão Cultural / São Paulo – SP) e Fernando Escrich (Lisboa / Portugal)
Ao vivo: Domingo (27/09) 16h
Sobre a atividade: Como tem sido seguir produzindo arte estando isolados? E quando a distância ultrapassa até a fronteira entre países, ainda é possível conduzir um trabalho? Na roda de conversa Processos e Distâncias os convidados vão compartilhar suas experiências de criações artísticas à distância, direção de trabalhos, produção e demais experiências de processo. Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras do Grupo Orquestra Modesta, dividem o diálogo da equipe com a produção para o universo digital e a criação de conteúdo para lives. Fernando Escrich soma ainda à conversa sua experiência de morar em Portugal e ser diretor e coordenador de trabalhos no Brasil envolvendo grandes números de artistas.
Live de Encerramento do 4º Festinfante
Ao vivo: Domingo (27/09) – 18h
PROGRAMAÇÃO disponível até 27/09/2020
Show SÓ PRA RODAR – Cutia Coletivo – PE
Espetáculo CIRCO MINIMAL – Cia. Gente Falante – RS
Espetáculo BRINCANDO DE BONECOS – Marcelo F. de Souza – SC
Espetáculo EL GRAN CIRCO -TEATRO DE LUVAS – Cia Mútua – SC
PA PE LÊ – UMA AVENTURA DE PAPEL – Téspis Cia. de Teatro – SC
HISTÓRIAS CRÔNICAS – Cia Meias Palavras – PE
UM DIA DE CABEÇÃO – Maria Eugênia Tita – SP
Curta-metragem QUEM NÃO TEM CÃO – Novelo Filmes – SC
Livro mural REMETA – mediação literária e conversa com o autor – Luciano Pontes – PE
A MÃE QUE VOAVA – contação da história e conversa com a autora – Caroline Carvalho – SC
PARANGOLÉ – oficina artes visuais – Coletivo Nós em Traço – PR
VIVENDO NOS SONS – vivência musical – Marco Antônio Jagarito – SC
Mais informações:
Site: www.festinfante.com.br/
Produção | Andréa Rosa (47) 99994-1553
Assessoria de Imprensa | Camila Gonçalves (47) 99654-9105
Link com falas de artistas e curadoria do evento:
https://drive.google.com/drive/folders/1o8ji04BVSGQ43k-oC2BLDems1rynfgd-
Link do espetáculo:
PA PE LÊ – UMA AVENTURA DE PAPEL | Téspis Cia de Teatro
https://drive.google.com/file/d/1tQOA3F1JS8LTRC57CqWHdF7N5Lx3ZgHc/view?usp=sharing
Link fala do diretor Max Reinert do espetáculo:
PA PE LÊ – UMA AVENTURA DE PAPEL | Téspis Cia de Teatro
https://drive.google.com/file/d/17quIoOZpf-WaEFYLGPOjvYsjgZqlSN0q/view
Link da contadora de histórias Caroline Carvalho:
A MÃE QUE VOAVA – contação da história e conversa com a autora – Caroline Carvalho – SC
https://drive.google.com/file/d/1FTSeLBgqyTB6p9rf-a_s7bfobXyenbyk/view