Fechamos esta fria jornada dominical, com o convite para que acompanhe o quadro, Aula de Classe, com a professora Elenira Vilela, todas as semanas no JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Precisamos recuperar a memória das lutas da Classe Trabalhadora e Elenira nos ajuda, na segunda temporada, dentro da produção informativa do Portal Desacato, reafirmando nossas premissas: informar para educar, educar para formar e formar para transformar.
Ficamos por aqui. Boa semana para todas e todos. Amanhã os esperamos com Tali Feld Gleiser no comando da edição.
Obrigado pela companhia e até a próxima Retrospectiva Semanal.
Raul Fitipaldi
Rosangela Bion de Assis fechou suas entrevistas da semana entrevistando Hertz Dias, pré-candidato do PSTU, à vice-presidência da República, professor de História da rede pública e vocalista do grupo de hip-hop militante, Gíria Vermelha.
O protesto das estudantes da Universidade Estadual de Santa Catarina, pelo caso de abuso que envolve o professor Paulino de Jesus, motivou mais uma manifestação no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. Rosangela Bion de Assis esteve lá e conversou com uma das manifestantes.
O protagonismo negado do “outro”. A violência e o medo de que se nutre a solidão, o individualismo, a sanção à solidariedade. O eu espiritualmente avaro por temor. A cortina que nos separa do mundo. Guigo Ribeiro na frente e atrás da cortina, n’A Outra Reflexão.
Com 30 anos de exercício na profissão, Rosangela Bion de Assis, se permite olhar sobre “o olhar” dos jornalistas. O faz, como sempre, através de um poema. E vira uma pequena homenagem às e aos colegas.
O problema habitacional no Brasil repercute, todos os dias, na produção jornalística do Portal Desacato. Desta vez, a economista popular, Luíza Damboriarena, reflete sobre o assunto no espaço coletivo, A Outra Economia.
Também na quinta-feira, a equipe do Extremo Oeste do Portal Desacato, viajou até Chapecó e lá conversou com o Ivan Cima, do Conselho Indigenista Missionário Sul.
A Argentina viveu um dia histórico na quinta-feira, 15 de junho, quando a luta das mulheres pela legalização do aborto obteve a aprovação na Câmara de Deputados. De Buenos Aires, Débora Mabaires nos informou assim que se confirmou a vitória feminista, que agora fica dependendo da voto no Senado para transformar-se em lei. Houve uma grande emoção!
O jornalista, Maurício dos Santos, voltou a ocupar seu espaço na coluna coletiva A Outra Reflexão, agora para abordar a obra de Jacques Lacan.
Claudia Weinman apresentou, na quinta-feira, mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Nesta edição uma comparação entre os golpes de 1964 e 2016.
As pessoas podem ter suspensas suas aposentadorias em tempos neoliberais? Rosangela Bion de Assis entrevistou Marcelo da Silveira, aposentado do INSS.
O economista José Álvaro Cardoso, na quarta-feira da semana que passou, refletiu e elencou os pontos que motivaram o interesse de dar um golpe de estado no Brasil. Na sua coluna o elenco de motivações.
Possibilidades do Brasil: está escuro, mas seguimos cantando
O seriado quinzenal, Vida Em Resistência apresenta novos episódios a cada edição. Cada duas semanas, na terça-feira, Julia Saggioratto edita e apresenta, Vida Em Resistência, realização em parceria da Cooperativa Comunicacional Sul e o CIMI – Conselho Indigenista Missionário/Sul.
Escreveu esta semana o professor, escritor e tradutor Elissandro Santana, na sua coluna n’A Outra Reflexão: “Ao refletir acerca da condição ambiental na qual a Terra se encontra, consequentemente e obrigatoriamente, cada ser é convidado a não perder de vista que a raiz de nossos dilemas, desde a Primeira Revolução Industrial à realidade técnico-científico no qual nos encontramos, não pode ser compreendida à luz de análises simplistas. “.
Tiago de Castilho apresenta o artista que desenhou “o machado de Descéo”, o repórter fantástico que corta pelo avesso as estruturas arqui-manjadas, vulgares, xerocadas. Antônio Augusto Bueno visto por Désceo e seu Machado:
Toda terça-feira, ao vivo, de 17 a 18 h, a terceira temporada do Informativo Paralelo. A produção do Portal Desacato e da Acracom. Apresentação: Izabel Fávero e Jana Machado.
Na terça-feira, dia 12, a Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato festejaram 1 Ano do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Caroline Dall ‘Agnol apresentou a edição especial com os depoimentos dos jornalistas que realizam o programa.
O ingresso da Colômbia, que hoje tem o segundo turno da eleição, na OTAN – Organização do Atlântico Norte, foi visto pela socióloga e doutora em geografia, Rita Coitinho, como mais um passo da hegemonia militar imperialista na América Latina do Sul.
Os tentáculos da OTAN na América do Sul: militarização e hegemonia dos EUA
A bandeira verde que o governo do presidente ilegítimo, Michel Temer, deu aos planos de saúde privados foi analisada pelo professor e colunista de Desacato, Douglas Kovaleski. Ele afirmou que “O governo via Ministério da Fazenda, mais uma vez privilegia o mercado …”.
Quais seriam os valores de um novo paradigma que venha substituir o sistema de dominação? Instigante questionamento do jornalista, Maurício dos Santos, na sua coluna n’A Outra Reflexão.
Artistas e produtores culturais de Santa Catarina, reuniram-se na Casa da Memória em Florianópolis, para discutir os investimentos que realiza o governo catarinense na área. A monopolização do recurso e o clientelismo estavam na pauta. Raul Fitipaldi conversou com a cantora e produtora, Jana Gularte.
No seriado que a jornalista Giselle Zambiazzi preparou para A Outra Reflexão, agora entrevista o professor Nildo Ouriques, do Instituto de Estudos Latino-americanos – IELA, sobre o significado da greve dos caminhoneiros. Aqui o resultado:
Greves: os sinais mais evidentes de uma revolução que está em curso no Brasil
Bom domingo a todas e todos!
Friozinho e céu cinza abrindo a semana de Florianópolis. Calma na rua e janelas ainda fechadas.
Vamos abrindo a nossa janela para a crônica semanal de Luciane Recieri e com ela iniciando nossa tarefa até as 21 h, com os ecos dos jogos no mundial da Rússia.
Torcemos por você, por sua Liberdade e pela Democracia, torcemos com A Outra Informação.