Chegamos a destino. São as 21 h e até aqui nos trouxe Luciane Recieri num ônibus sacolejante que, amanhã, partirá de novo atrás de informações, escritos, vídeos, sons e fraternidades.
Nalguma dessas paradas nos vemos com Tali Feld Gleiser no comando da edição de segunda-feira.
Obrigado pelo abrigo de sua companhia. Tchau!
Raul Fitipaldi
Guigo Ribeiro escreve caminhando pela moldura de uma foto. Há um caminho percorrido, era esse o caminho? Passe um pano úmido à estática de sua vida e dê uma olhada; tente outra foto.
Os integrantes do Movimento Economia Pró-Gente, Rodrigo Leão e Cristina Pereira Vieceli, com dados concretos, se debruçaram na coluna coletiva do Portal Desacato, sobre a desorganização da economia nacional no governo de Michel Temer, focando no desmonte da indústria naval.
Na crônica poética da sexta-feira, Rosangela Bion de Assis narrou um encontro do cotidiano com Camila, sua filha caçula.
Ainda na quinta-feira, na edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, produzido em São Miguel do Oeste, Claudia Weinman, apresentou o último programa com o formato inaugurado em 2017, que dá lugar ao novo JTT.
Claudia Weinman, na sua coluna semanal, refletiu sobre o acontecido na Linha 8 de Março, dentro do município pólo do Extremo Oeste catarinense, São Miguel do Oeste.
O economista do DIEESE/SC, José Álvaro Cardoso, segue desvendando os Crimes Neoliberais que faz o governo ilegítimo do Brasil. As imagens são de Jana Machado e a edição de James Ratiere.
Elissandro Santana, escritor e tradutor, na sua coluna semanal afirma que vivemos “a materialização do mal disfarçada de ética e moral”. Leia seus argumentos.
A escola Construindo o Caminho, no assentamento Conquista na Fronteira, MST, Dionísio Cerqueira, correu grande risco de fechamento por desejo do prefeito municipal, cuja mãe, quando prefeita, tinha feito a mesma tentativa. A comunidade se mobilizou, foi à justiça, e uma juíza determinou a continuidade da escola. A cobertura foi de Claudia Weinman e Ricardo Souza.
Nossa colunista e repórter no México, Ana Rosa Moreno, compartilha com leitoras e leitores, uma crônica de viagem ao Rio de Janeiro. Militante da causa palestina une os pontos de contacto entre toda intervenção militar e agressão aos direitos humanos.
América Latina e Palestina contra a militarização: crônica de uma mexicana no Rio de Janeiro
William, motorista da empresa Canasvieiras, de transporte público de passageiros em Florianópolis, conversou com Rosangela Bion de Assis, sobre o lançamento da edição 300 do Rodão, jornal da categoria.
A série de textos sobre a alienação em suas diversas manifestações, do Professor em Saúde Pública da UFSC, Douglas Kovaleski, segue ocupando a coluna coletiva A Outra Reflexão. Certamente, estudantes, trabalhadores/as e educadores/as precisam ler com atenção.
Na terça-feira, dia 21, Rosangela Bion de Assis e Jana Machado, registraram um fato importantíssimo para a comunicação da classe trabalhadora. O Sintraturb apresentou a edição 300 do Rodão, o jornal da categoria. Anos de histórias de luta se escreveram no Rodão. Entrevista com Ricardo Freitas.
A originalidade militante de Paulo Pappen, cronista e anarco-marceneiro, nos abriu um amplo sorriso na sua coluna da semana que passou. Original e prático!
Na segunda-feira, 20 de agosto, Mayara Santos, apresentou mais uma edição do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Foi a última segunda-feira com esse formato, amanhã, o JTT se renova, e volta Rosangela Bion de Assis na apresentação.
Uma notícia do Grupo RIC em Florianópolis, surpreendeu nossa colega jornalista Míriam Santini de Abreu, na sua coluna n’A Outra Reflexão. Pareceria que um grupo delirante de florianopolitanos andou visitando a Dinamarca, aquele país tão diferente do nosso. Talvez pelo frio…
Valha-me deus, o que tem Copenhague a ver com Florianópolis?
Bom dia a todas e todos! Manhã muito fria em Florianópolis, 11ºC, sem nuvens.
Ontem o Portal Desacato completou 11 anos de vida. Fundado em 25 de agosto de 2007, com uma interpretação de poemas de Bertolt Brecht, na sala do teatro Armação, no centro de Florianópolis, a página virou veículo de comunicação independente, cresceu na produção jornalística e audiovisual e, para festejar o aniversário apresentou uma nova edição semanal do JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, com apresentação de Mayara Santos e edição de James Ratiere.
Os festejos, como todo ano, acontecerão entre a última quinzena de novembro e a primeira de dezembro, em Florianópolis em São Miguel do Oeste. Enquanto vamos preparando eles seguimos melhorando nossa grade e ajustando a qualidade das nossas realizações.
Vamos embora então que o domingo corre. Ficamos juntos até 21 h!